O que colocar na Intranet da empresa + bônus 7 erros que fazem seu funcionário não aderir à intranet

Elimine esses 7 erros simples e saiba o que colocar na Intranet para construir uma comunicação Interna de sucesso!

Elimine esses 7 erros simples e saiba o que colocar na Intranet para construir uma comunicação Interna de sucesso!

Antes de mais nada, buscar soluções e investir em canais de comunicação como uma Intranet para Empresas é um ótimo avanço para elevar o nível da comunicação interna de qualquer companhia. Ainda assim, saber o que colocar na Intranet é fundamental para extrair a eficiência máxima deste investimento.

Afinal, após contratar a Intranet, realizar toda a implantação e lançar a plataforma, é normal que as empresas fiquem ansiosas pelos resultados de seus esforços. Porém, a adaptação a este novo universo digital depende do contexto de cada equipe.

Por isso, é muito importante acompanhar a utilização, reforçar as estratégias e principalmente, saber quais são os principais erros, como evitá-los e claro, o que colocar na sua intranet para engajar os colaboradores.

Por isso, trouxemos os principais erros e ainda, vamos compartilhar algumas dicas para você conquistar os melhores resultados de KPIs de Intranet, aproveitar todos os benefícios e desenvolver um plano de sucesso e melhoria contínua. Vamos lá?

Os 7 principais erros que fazem seu funcionário não aderir à intranet

Antes de mais nada, seja no home office, trabalho híbrido ou presencial, são muitos os erros de comunicação que, por mais simples que pareçam, podem ser prejudiciais para sua empresa. Logo, a Intranet é uma ferramenta que resolve problemas, desde que seja bem utilizada.

Por isso, enumeramos os 7 erros mais comuns que sua companhia precisa se atentar após contratar uma intranet. Apesar de simples, eliminar estes erros fará toda a diferença no engajamento do time, confira!

1.      Não buscar inovação

Hoje em dia, vivemos em uma era dinâmica, onde as ferramentas estão em constante evolução para se tornarem ainda mais atrativas. Por isso, não dá pra ficar com o mesmo sistema de 5 anos atrás.

Por mais que exista um receio de mudar – o que é comum – ele não pode ser maior do que a vontade de evoluir. Sem dúvida, contar com uma Intranet Moderna, que está em constante atualização, engaja o time a entrar nesta dinâmica inovadora.

2.      Falta de identificação

Em segundo lugar, se a intenção é motivar a equipe, a Intranet precisa ser atrativa e ter a cara da empresa. Para isso, ela deve refletir a cultura organizacional e ser um espaço personalizado e exclusivo.

Logo, o design, as cores e até a escolha e disposição dos módulos precisam ser pensados estrategicamente. Acima de tudo, a customização vai elevar o nível de Employee Experience.

3.      Não centralizar a comunicação em um só lugar

A falta de direcionamento pode fazer com que os funcionários se comuniquem de formas variadas, ou seja, por e-mail, aplicativos de mensagens, telefonemas, etc. Entretanto, a Intranet é um meio de organizar, formalizar e centralizar toda a comunicação em um único lugar.

Em outras palavras, a Intranet gera economia de tempo, ao passo que não é preciso ficar transitando entre várias janelas para encontrar um documento ou informação. Por isso, é fundamental que o funcionário saiba que tudo que ele precisa está na plataforma de comunicação interna.

4.      Não criar segmentações de público

Aproximar os colaboradores não significa que todos os departamentos terão acesso aos grupos, discussões e documentos. Afinal, além da necessidade de manter a confidencialidade, cada grupo precisa focar nos seus próprios interesses.

Portanto, fique atento: se a sua Intranet não permite criar segmentações e acessos restritos para cada departamento, isso pode ser um fator que desmotiva o uso da ferramenta. Além disso, não ter este controle, pode aumentar a dispersão do colaborador.

5.      Não incentivar a colaboração

Como qualquer canal de comunicação, é preciso ter uma troca entre quem fala e quem escuta. Por isso, é preciso incentivar a colaboração, trazendo oportunidades para o time comentar, reagir e compartilhar conteúdo.

Com o tempo, a Intranet vai se tornando um espaço construído por todos, o que estimula cada vez mais o time a continuar interagindo por lá. Acima de tudo, lembre-se que este é um importante canal para escutar o colaborador, fazer pesquisas de clima e reforçar a conexão.

6.      Manter o conteúdo desatualizado

Assim como a evolução constante da plataforma é um requisito indispensável, os conteúdos também precisam evoluir. Por exemplo, não há nada mais desgastante do que acessar todos os dias um portal de notícias e nunca ter nada de novo para ler.

Da mesma forma, os conteúdos da Intranet devem chamar a atenção, seja com notícias da área, dicas de saúde e rotina e até mini cursos, lives e apresentações que inspiram e capacitam a equipe.

7.      Não possuir busca Indexada

Por fim, para manter o alto nível de usabilidade da Intranet, certifique-se de que ela seja um canal fácil e descomplicado. Hoje em dia, estamos acostumados a utilizar sistemas complexos que facilitam a rotina, tais como do próprio Google, onde encontramos tudo que precisamos de maneira muito rápida.

Da mesma forma, a Intranet precisa de um sistema sofisticado. Por exemplo, a Intranet MMCafé possui um sistema que permite a indexação de documentos, arquivos, imagens e vídeos. O que significa que ela possui inteligência artificial para realizar buscas lendo todos os arquivos e assim, entregar exatamente o que o usuário procura, e de maneira ágil.

O que colocar na Intranet: construindo uma comunicação interna de sucesso

Agora que você já sabe o que não fazer na sua Intranet, confira estas dicas para elevar o nível da comunicação e tornar essa ferramenta indispensável para seus colaboradores!

Nem mais, nem menos: avalie a necessidade da empresa

Em primeiro lugar, a customização da sua Intranet inicia no momento da contratação. Por exemplo, a MMCafé possui uma equipe especialista, que ajuda a diagnosticar quais são as reais necessidades da sua empresa.

Acima de tudo, nós avaliamos o contexto de cada organização e com flexibilidade criamos um projeto que atenda de forma específica cada segmento, tamanho e perfil. Como resultado, sua empresa terá uma Intranet muito mais funcional.

Potencialize sua plataforma com módulos interativos

Na rotina de comunicação é preciso realizar pesquisas, testar conhecimentos, compartilhar informações importantes ou até realizar um treinamento específico. Porém, sempre enviar longos textos nem sempre é uma boa ideia, já que o risco de ser ignorado é muito grande.

Isso porque, a comunicação precisa ser criativa e dinâmica. Em outras palavras, evite complicar tarefas simples: deixe os textos longos para quando realmente forem necessários. Assim o time terá energia suficiente para dar a devida atenção para eles.

Mas como entregar a informação de maneira simples, criativa e dinâmica? Para isso, a Intranet MMCafé possui módulos interativos que podem ser usados para diversas finalidades, tais como:

Além disso, os módulos são customizáveis e emitem relatórios que ajudam a organizar todas as informações. Outro diferencial é a possibilidade de obter o controle de quem leu documentos importantes e notificações.

Aposte na Rede Social Corporativa: a Intranet do futuro

Você já pensou como as redes sociais conseguem reter tanto nosso tempo de atenção e despertar nosso interesse de forma quase hipnotizadora? Além disso, como criar grupos de pessoas tão engajadas? De fato, esse é um cenário dos sonhos para qualquer equipe de CI.

Um estudo realizado pela Empresa de Consultoria de comunicação Appirio demonstrou que a rede social corporativa pode ser um bom caminho. Afinal, a maioria dos entrevistados disseram que incluir aspectos de redes sociais na Intranet pode “melhorar drasticamente o engajamento no ambiente de trabalho, além de oferecer mais mobilidade aos colaboradores”.

Logo, essa é uma tendência que pode revolucionar a comunicação interna das empresas. Afinal, com os novos modelos flexíveis de trabalho, as redes sociais se tornaram uma ferramenta poderosa de conexão e aproximação.

Para não errar, conte com a Intranet Premiada MMCafé, e saiba o que colocar na Intranet para uma comunicação 100% eficiente!

Por fim, a Intranet é uma solução que traz incontáveis benefícios para a empresa, entre eles a economia de tempo, recursos, organização e centralização de informações e chamados, maior integração do time e aumento da motivação e produtividade.

Entretanto, para tudo isso acontecer, os colaboradores precisam se adaptar à dinâmica digital e os administradores devem saber o que colocar na Intranet. Acima de tudo, conte com uma empresa que ofereça a mais moderna tecnologia e o atendimento mais eficiente.

A MMCafe já realizou mais de 200 projetos em 23 países. Contamos com suporte 24/7 e base de conhecimento, pois somos comprometidos 100% com o sucesso do cliente. Peça sua demonstração agora mesmo e conte conosco para revolucionar sua comunicação interna.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES!
Estamos esperando o seu contato, digite abaixo o seu e-mail.