7 dicas para treinar e capacitar equipes campeãs

7 dicas para treinar e capacitar equipes campeãs

A chave para funcionários felizes e produtivos é garantir que eles se sintam importantes em suas funções. Aqui estão 7 dicas para capacitar sua equipe.

A chave para funcionários felizes e produtivos é garantir que eles se sintam importantes em suas funções. Aqui estão 7 dicas para capacitar sua equipe.

O QUE É TREINAR E CAPACITAR O COLABORADOR? Treinar e capacitar o colaborador no local de trabalho é uma filosofia que os incentiva a tomar suas próprias decisões independentes. Os gerentes devem dar aos colaboradores o suporte adequado para que se sintam confiantes em suas funções. Em vez de microgerenciar seus funcionários, o treinamento e a capacitação dos colaboradores tem tudo a ver com permitir que a autonomia floresça com sua orientação. Os erros são vistos como lições aprendidas e correr riscos é visto como uma chance de crescimento. Quando implementada da maneira certa, a capacitação dos funcionários ajuda os trabalhadores a se sentirem mais confortáveis ​​desenvolvendo-se como profissionais em sua empresa. Quer preparar seus colaboradores e sua empresa para o sucesso? Aqui estão 7 dicas para treinar e capacitar sua equipe. treinamentos 7dicas

1. Demonstre sua confiança

A melhor maneira de ganhar a lealdade dos funcionários é mostrar à sua equipe que eles têm a sua confiança. Esclareça os fins em vez dos meios, e deixe sua equipe trabalhar os projetos à sua maneira. Eles podem não realizar tudo exatamente como você faria, mas farão o trabalho com seu próprio talento. Implemente ferramentas que permitam acompanhar a evolução de cada etapa do processo. Por exemplo, a Intranet MMCafé permite ao gestor trabalhar com fluxos de aprovação, dando a equipe total liberdade para trabalhar, mas com a segurança que a evolução para a próxima etapa só será feita com a aprovação do gestor.

2. Comunique uma visão clara

Como chefe e líder, é sua função colocar todos na mesma página. Pessoas que não sabem o que devem fazer não serão capazes de realizar seu trabalho muito bem. Defina claramente as funções de sua equipe para que eles conheçam suas funções e não pisem nos calcanhares uns dos outros. Conheça a Intranet MMCafé que exibe o organograma completo da sua empresa, mostrando de forma clara e objetiva os líderes de cada equipe, seus respectivos colaboradores e ramais de contato.

3. Não evite conversa fiada

Crie o hábito de sentar-se com seus colaboradores e se envolver em conversas individuais. Você pode ter essas conversas em seu escritório, na sala de descanso ou em um café na rua. Pergunte intencionalmente sobre o andamento do trabalho, como realizações ou mesmo reclamações, mas também se esforce para conhecer sua equipe em um nível pessoal. Pergunte o que está acontecendo com suas famílias, ou vidas em geral, para mostrar que você se preocupa com eles como seres humanos. Isso resultará em um ambiente de escritório mais amigável e produtivo. Também o ajudará a crescer como líder.

4. Incentive o auto-aperfeiçoamento

Quando seus funcionários aprendem novas habilidades isso melhora a empresa como um todo. Algumas empresas até apoiam a educação continuada com cursos internos ou aulas fora do local de trabalho que aumentam o crescimento pessoal. Para promover o auto-aperfeiçoamento, crie programas de ensino para treinar e capacitar suas equipes. Conte com a intranet da MMCafé, para publicar e-learning / cursos em vídeos e testes para acompanhar o aprendizado por meio de quizzes.

5. Mostre que você aprecia seus esforços

Seus colaboradores são pagos para produzir todos os dias, mas é sempre útil receber algum incentivo. Quer se trate de uma ação de vendas que foi excepcionalmente bem tratada ou um relatório que foi elaborado de forma impecável, informe seus funcionários quando eles estiverem fazendo um bom trabalho. Isso garantirá um trabalho contínuo de alta qualidade no futuro e eles sentirão mais satisfação no trabalho. Use a Intranet MMCafé para incentivar e prestigiar seus colaboradores. Nossa plataforma conta com um mural exclusivo para elogios, que permite a todos visualizarem o elogio pelo ótimo trabalho realizado.

6. Ouça suas preocupações

Você não deve apenas encorajar feedback aberto e ideias dos funcionários, mas também estar presente para ouvir quaisquer problemas ou preocupações que eles tenham. Isso os ajudará a se sentirem ouvidos e apoiados. Crie canais de comunicação direta com seus colaboradores, desburocratize os processos. A plataforma de Intranet MMCafé é sua aliada quando o assunto é ouvir os colaboradores. Conte com formulários de contatos personalizados, dê ao seu colaborador total segurança que ele terá atenção, mesmo no caso em que ele prefira se expressar de forma anônima.

7. Jogue com seus pontos fortes

Entenda os pontos fortes e fracos de cada funcionário para que possa capacitá-los da maneira que funcione melhor para eles e para sua empresa. Por exemplo, se um de seus funcionários for um grande orador público, faça com que ele conduza a próxima reunião. Se outro funcionário preferir trabalhar nos bastidores, deixe-o escrever o próximo boletim informativo.

Quais são os benefícios de treinar e capacitar seus colaboradores?

Existem muitas razões para promover o treinamento e a capacitação dos colaboradores. Isso não apenas ajudará seus funcionários a se sentirem mais confiantes em suas posições, mas também ajudará seu negócio a ter um melhor desempenho como um todo. Aqui estão alguns benefícios específicos que o treinamento e capacitação de seus colaboradores trarão:
  • Mantém os colaboradores responsáveis. Quando você permite que os colaboradores tomem suas próprias decisões e assumam riscos no local de trabalho, você está essencialmente investindo neles. Sua confiança os responsabilizará por suas ações, motivando-os a trabalhar mais e com mais inteligência.
  • Aumenta a retenção de funcionários. Os colaboradores que se sentem valorizados e apoiados têm maior probabilidade de serem leais à empresa. Isso reduz a rotatividade de funcionários da sua empresa e inspira os trabalhadores a ter o melhor desempenho.
  • Desperta a satisfação no trabalho. Quando um colaborador é livre para assumir riscos e atuar em seu próprio ritmo e de acordo com seus próprios padrões, ele tende a ficar mais satisfeito. A satisfação do colaborador se traduz em uma cultura de trabalho positiva.
  • Melhora o atendimento ao cliente. Ao lidar com clientes, os colaboradores geralmente param para verificar com seus gerentes como atender a uma solicitação específica ou resolver um problema. Ao treinar e capacitar seus colaboradores para fazerem o trabalho sem esperar por sua aprovação, você prepara sua empresa para um atendimento mais ágil ao cliente.
  • Crescimento individual. Colaboradores treinados e capacitados se sentem mais confiantes e inspirados para crescer, o que beneficia não apenas suas carreiras, mas também sua empresa.
Neste artigo demonstramos algumas dicas valiosas que fará sua equipe se tornar e se acima de tudo se manter campeã. Fale com um dos nossos especialistas no chat ao lado, ou entre em contato conosco e veja como nossa plataforma de Intranet jogará ao seu favor no treinamento e capacitação da sua equipe.
RECEBA NOSSAS NOVIDADES!
Estamos esperando o seu contato, digite abaixo o seu e-mail.