7 Erros na comunicação que prejudicam as empresas

7 ERROS NA COMUNICAÇÃO

Neste artigo, selecionamos 7 erros muito comuns na comunicação interna de uma empresa e o que você pode fazer para evitá-los.

A comunicação interna é fundamental para o dia a dia de trabalho. Por isso, é necessário ficar atento aos problemas de comunicação que podem acontecer e assim buscar as melhores formas de resolvê-los.

Quando falamos em erros de comunicação em uma organização, podemos destacar os seguintes principais problemas que ocorrem nas empresas:

  • falha na comunicação da mensagem;
  • equipes mal informadas;
  • não ouvir opiniões;
  • usar canais de informações obsoletos;
  • centralizar a comunicação por e-mail;
  • falta de segmentação;
  • falta de feedback.

1. Falha na comunicação da mensagem

É comum notar que a rotina intensa do dia a dia pode ocasionar a perda da comunicação entre empresa e colaborador. Isso ocorre quando não há tempo hábil para se atualizar e/ou quando o canal utilizado não é o ideal.

Além de oferecer as tecnologias necessárias para promover uma boa comunicação, é fundamental treinar e capacitar os colaboradores mostrando como utilizá-las da melhor forma possível.

2. Equipes mal comunicadas

Um dos grandes vilões no atraso das entregas ou do cruzamento de informações é a falta de comunicação entre os departamentos ou filiais.

Com equipes trabalhando à distância é preciso redobrar os cuidados com esse tipo de falha, uma vez que o sucesso dos projetos depende muito da interação entre o time.

Implante ferramentas de integração de comunicação online como uma intranet, canais de vídeo chamada ou chat.

3. Não ouvir opiniões

Uma grande tendência dentro das empresas é a comunicação unilateral, que se torna um problema comum quando o assunto é ouvir o que as pessoas têm a dizer.

Muita vezes tudo parece bem, mas um colaborador pode estar enfrentando dificuldades em determinado assunto. Abrir um espaço para comunicação, encorajando-o à participação com suas perguntas, opiniões ou sugestões, fará com que ele se sinta parte da empresa. 

Uma simples ação como essa auxilia muito a eliminar problemas e ainda garante uma comunicação corporativa de mão dupla.

4. Usar canais de informações obsoletos

Você tem um quadro de informações com papéis pendurados? Caneta e papel fazem parte da comunicação da sua empresa?

Caso a resposta para estas perguntas tenha sido SIM, há algo errado acontecendo. Hoje em dia a tecnologia chegou para proporcionar a melhora no desempenho do trabalho e arriscar-se a promover um transtorno em sua empresa não vale a pena. 

Implante uma ferramenta de comunicação e compartilhamento de documentos como por exemplo uma Intranet ou armazenamento de documentos na nuvem. Isso aumentará a produtividade e reduzirá retrabalhos.

5. Centralizar a comunicação por e-mail

Centralizar a comunicação da empresa por e-mail é um erro que muitas empresas cometem.

É essencial tomar alguns cuidados para minimizar o volume de mensagens recebidas pelos funcionários, para evitar que conversas importantes se percam em meio a outras que não precisavam estar ali.

Para evitar esta falha, é importante saber o que cada ferramenta irá suprir na empresa e usá-las de forma adequada. A comunicação por e-mail é fundamental para troca de mensagens entre colaboradores, fornecedores e gestores. Porém, ela não é ideal para atualizações de documentos, envio de comunicados, pesquisas, entre outros, pois favorece que versões obsoletas acabam sendo compartilhadas por engano.

Procure segmentar a comunicação da sua empresa com as ferramentas e recursos apropriados e evite falhas em sua comunicação 

6. Falta de segmentação

Por mais que estejam inseridos em um mesmo contexto, evite utilizar a mesma linguagem para se comunicar com todos os funcionários.

Adapte a comunicação de acordo com o departamento e o nível hierárquico dos colaboradores.

Um membro da equipe de vendas provavelmente não precisa receber todas as mensagens que a equipe de suporte, por exemplo.

Use uma ferramenta que permita segmentar a comunicação entre as equipes de forma rápida e fácil.

7. Falta de feedback.

Em nossa último ponto vamos falar sobre a falta de feedback, uma falha comum encontrada em muitas empresas. Às vezes, as falhas na comunicação na empresa não estão na falta de canais, mas na ausência da própria comunicação. 

Uma forma de manter o clima organizacional saudável e a qualidade alta é o feedback aplicado de maneira consistente. Isso porque, os colaboradores conseguem identificar em quais pontos estão errando e acertando. Além disso, eles sentem que seu trabalho está sendo acompanhado e avaliado. 

A falta de feedback é um sinal de despreocupação com o desempenho dos agentes.

Chegamos ao fim do nosso artigo e vimos como pequenas ações irão ajudar a evitar as falhas na comunicação em sua empresas.

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  • Comunicados e Comentários: para identificar pontos importantes de interação relacionados às mais diferentes temáticas;
  • Gamificação para aumentar o engajamento dos colaboradores;
  • Comunicação Segmentadas de acordo com o perfil e departamento dos funcionários;
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