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Julho Amarelo: 5 ideias de ações para usar na empresa

Confira 3 bons motivos para aderir a campanha do Julho Amarelo na empresa + 5 dicas de ações simples e eficazes para colocar em prática!

Desde o início da pandemia, as pessoas passaram a refletir mais sobre como manter uma vida saudável, quais são as formas de prevenção e a importância da vacinação. Porém, além da Covid-19, existem outros vírus que também merecem nossa atenção.

Por isso, as campanhas de conscientização devem ser reforçadas para informar e incentivar as pessoas a não deixar de realizarem seus exames de rotina. Afinal, algumas doenças se desenvolvem sem apresentar sintomas, como é o caso da Hepatite.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, estima-se que a hepatite seja responsável por 1,3 milhão de mortes por ano no mundo. Entretanto, já imaginou quantas mortes podem ser evitadas apenas com as medidas de prevenção e diagnóstico precoce?

Então, se você quer entender melhor o que é o Julho Amarelo, a importância da sua empresa aderir a esta campanha e ainda mais, dicas de ações de endomarketing simples e eficazes para colocar em prática, continue lendo este artigo!

Julho Amarelo
Julho Amarelo

Julho Amarelo: O que é?

Antes de mais nada, a hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada tanto por vírus, como também por uso de alguns medicamentos, álcool, drogas e doenças autoimunes. Porém, a campanha Julho Amarelo tem como foco conscientizar a respeito das hepatites virais, isto é, as que são causadas por vírus.

Dito isto, a campanha Julho Amarelo foi instituída no Brasil no ano de 2019, com intuito de reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle de hepatites virais no país. O mês escolhido faz referência ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, que é celebrado no dia 28 de julho.

Quais são os tipos de Hepatite?

Sobretudo, os vírus causadores das hepatites virais são classificados pelas letras do alfabeto de A a E. A Hepatite A causa uma infecção leve que se cura sozinha e está diretamente ligada a condições de saneamento e higiene.

Já a Hepatite B é transmitida por via sexual e contato sanguíneo e está diretamente ligada à Hepatite D, já que a infecção só ocorre em pacientes infectados pelo vírus do tipo B. Felizmente, já existem vacinas que protegem contra os vírus do tipo A, B e D.

Por outro lado, a Hepatite C e E ainda não possuem vacina. A Hepatite C tem como principal foco de transmissão o contato sanguíneo, e a Hepatite E é transmitida por via digestiva (fecal-oral).

Quais são os sintomas e as formas de prevenção?

As hepatites virais atacam principalmente o fígado, mas vale reforçar que nem sempre a doença apresenta sintomas, o que torna difícil detectá-la em seu estado inicial. Entretanto, se não forem diagnosticadas rapidamente, as complicações podem se tornar agudas ou crônicas, gerando quadros de saúde preocupantes.

Portanto, é de suma importância a realização do teste, além de procurar um médico ao apresentar sintomas como cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Acima de tudo, a melhor forma de se proteger é seguindo as medidas de prevenção, tais como:

  • Vacinar-se contra as Hepatites A e B (a vacinação para o Tipo B também protege para o Tipo D);
  • Ter bons hábitos de higiene, como lavar as mãos antes e depois de ir ao banheiro e antes de realizar as refeições.
  • Usar preservativos;
  • Exigir materiais descartáveis e esterilizados em estúdios de tatuagem e salões de beleza;
  • Não compartilhar, em hipótese alguma, agulhas e seringas;
  • Realizar os exames de rotina anualmente;
  • Consultar o médico e realizar o teste para se certificar de que não é um portador da doença.

Julho Amarelo: 3 motivos para sua empresa aderir a esta campanha

Agora você já entendeu sobre a importância e as implicações que rodeiam este assunto. Porém, você pode estar se questionando: “por que minha empresa deve aderir a um movimento de saúde pública?”. Para responder, vamos resumir em 3 principais motivos, que fazem total diferença no dia a dia do seu negócio, confira!

  1. Relevância Social

Em primeiro lugar, as empresas geram um alto impacto na qualidade de vida e bem-estar social de seus funcionários e também da comunidade em seu entorno. Portanto, ao fortalecer campanhas de saúde tal qual o Julho Amarelo, a empresa ganha relevância, passa a ser bem vista pela comunidade e clientes, e suas ações podem ganhar ainda mais evidência.

  1. Aumento da percepção de valor dos colaboradores

Em segundo lugar, promover ações de incentivo à saúde demonstra que a empresa está preocupada com a saúde e bem estar de seus colaboradores. Logo, isso aumenta a percepção de valor, o que pode trazer inúmeros benefícios, como a redução de turnover e aumento da produtividade.

  1. Agregar valor à comunicação interna

Por fim, manter um canal ativo e vinculando informações relevantes faz com que os colaboradores compreendam a importância da comunicação interna. Como consequência, você aumenta a retenção e conexão dos colaboradores com a empresa.

5 ideias de ações para o Julho Amarelo na empresa

  1. Chame a atenção através da decoração

Antes de mais nada, comece chamando a atenção para o assunto através das cores da campanha: não é à toa que elas utilizam esta estratégia. Isso facilita a identificação e gera interesse do público.

Logo, abuse do uso da cor amarela na decoração presencial e também nos canais de comunicação interna. Por exemplo, na Intranet MMCafé é possível adicionar um banner informativo e editar a cor da ferramenta.

  1. Utilize diferentes formatos

Em segundo lugar, uma das principais formas de prevenção ainda é a informação, já que muitas pessoas sequer têm conhecimento da existência da doença. Logo, que tal vincular as informações em diferentes formatos tais como vídeos, imagens, áudios, arquivos ou PDFs?

Para definir o melhor formato, seja criativo e leve em consideração o estilo do seu público interno. Por exemplo, uma mensagem do CEO pode gerar mais interesse, ou então, entregar um material rico tirando as principais dúvidas.

Centralize todo o conteúdo em um único e oficial canal, como a Plataforma MMCafé, e torne a comunicação da sua empresa em um modelo extremamente ágil e profissional.

  1. Use recursos de interação para reforçar a mensagem

Em terceiro lugar, uma ótima forma de garantir que todos tenham compreendido a mensagem é através de recursos interativos, tais como jogos e desafios. Afinal, aprender “brincando” é uma forma natural, simples e dinâmica de adquirir e reforçar um conhecimento.

Por exemplo, a Intranet MMCafé possui módulos de Quiz e Gamificação, onde é possível transmitir informações e testar conhecimentos de forma interativa. Ao final, a ferramenta gera relatórios para medir o desempenho da equipe e a efetividade da ação.

  1. Proporcione um ambiente seguro de trabalho

No ambiente presencial, é de suma importância que a empresa dê o exemplo para os seus funcionários, proporcionando um ambiente seguro que incentive o cumprimento das medidas de prevenção. Por exemplo, disponibilizando sabão para higienização, mantendo os ambientes limpos e seguindo protocolos de segurança estabelecidos para cada departamento.

Apesar de simples, quando uma empresa não cumpre este requisito, a chance de sucesso das suas ações pode cair drasticamente. Afinal, a equipe pode ficar desmotivada, colocando em xeque a relevância da campanha.

  1. Distribua peças informativas

Por fim, adicione peças informativas em locais de fácil visualização no dia a dia e no canal virtual. Além disso, não se esqueça de divulgar todas as ações referentes à campanha para que todos fiquem sabendo e possam participar.

Para isso, crie uma notificação para lembrar a campanha e o andamento das ações. Também compartilhe as informações, fotos e repercussão na rede social corporativa, gerando interação e mais engajamento.

Turbine suas ações com um canal de comunicação interna simples e eficiente!

Por fim, não deixe de aderir a campanha Julho Amarelo, além de contribuir com a divulgação da informação e ajudar a salvar mais vidas, esta é uma excelente oportunidade de se conectar com sua equipe e demonstrar que a empresa se preocupa com a saúde dos colaboradores.

Acima de tudo, seja no home office, trabalho híbrido ou presencial, ter um canal de comunicação interna pode te ajudar a organizar, formalizar e aumentar a eficiência das suas ações, de forma muito mais simples do que você imagina.

Por exemplo, dentre os benefícios de uma Intranet para empresas, a Intranet MMCafé é a mais completa, segura e além de tudo, muito fácil de utilizar. Com ela é possível realizar ações e ainda gerar relatórios para medir os resultados das campanhas.

Portanto, venha se tornar mais um de nossos cases de sucesso. Solicite já uma DEMO e veja como é fácil implementar a plataforma que irá turbinar a comunicação interna da sua empresa.

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