Indicadores de Comunicação Interna para mensurar resultados

Saiba quais são os principais Indicadores de Comunicação Interna para mensurar e obter resultados mais eficientes

Saiba quais são os principais Indicadores de Comunicação Interna para mensurar e obter resultados mais eficientes.

Os indicadores de comunicação interna são meios para mensurar a eficiência de toda a comunicação entre colaboradores, identificando possíveis falhas e oportunidades de melhorias. Ou seja, através deles é possível ser mais assertivo no seu plano estratégico de CI.

Além do mais, ter uma boa comunicação interna é muito importante, pois os colaboradores estão diretamente envolvidos em todos os processos da empresa. Por isso, a clareza na comunicação tem impacto significativo em todos os resultados.

Entretanto, apesar de investir na comunicação e, inclusive, em ações de endomarketing, é comum que as empresas não saibam como mensurar os resultados. Com isso, fica cada vez mais difícil medir a eficiência e definir os objetivos de seus esforços.

Então, que tal entender melhor quais são os principais indicadores de comunicação interna que podem auxiliar na hora de mensurar os resultados e eficácia das ações da sua empresa? Continue lendo este artigo!

3 Motivos para mensurar a eficiência da comunicação interna

Assim como todos os setores, a comunicação interna precisa estar em constante evolução para contribuir com os avanços do mercado. E como os indicadores podem contribuir com isso?Para você entender melhor, enumeramos 3 motivos que comprovam a importância de mensurar a eficiência da comunicação interna e suas consequências dentro da organização. Confira!

Indicadores de comunicação interna
Indicadores de comunicação interna

1.      Criar ações mais assertivas

Os indicadores contribuem para criar um diagnóstico com base nas principais necessidades e melhorias na comunicação da equipe. Com base neste diagnóstico, a equipe de CI pode tomar decisões mais assertivas.

Nesse sentido, os indicadores de comunicação interna podem ajudar a responder as principais questões na hora de definir as próximas ações, tais como:

  • Quais são os problemas enfrentados pelo time?
  • Qual será a abordagem adotada para esta ação?
  • Qual o principal objetivo e resultados esperados?

2.      Clareza na hora de comunicar

Com ações mais assertivas, é possível se conectar com os colaboradores e transmitir as mensagens de forma muito mais clara e objetiva. Isso significa que os colaboradores compreendem a mensagem, o que aumenta consideravelmente a eficácia das ações.

Nesse sentido, quanto mais a empresa implementa novas ações, avalia os resultados e repensa suas estratégias, mais é possível identificar as falhas e encontrar as melhores soluções para corrigi-las. Enfim, colaboradores e empresas passam a falar “a mesma língua”.

3.      Reuniões mais produtivas

Por fim, os indicadores de comunicação interna irão mostrar o que tem dado certo ou errado. Logo, as decisões serão estratégicas e não mais um conjunto de sentimentos e achismos.

Afinal, quando se tem indicadores que ajudam a avaliar os resultados, fica muito mais fácil estabelecer metas, objetivos e cada vez mais, implementar as melhorias necessárias. Logo, isso fortalece o time de CI para alcançar resultados cada vez melhores.Dito isso, você percebe que a eficiência da comunicação interna começa na própria visão do time que irá implementar essas ações? Quando a equipe passa a comprovar os retornos a partir dos indicadores certos, toda a comunicação vai para outro patamar, muito mais centrado e produtivo.

Quais são os principais indicadores de Comunicação Interna?

Antes de mais nada, para introduzir os indicadores de comunicação interna na sua estratégia, é preciso compreender o contexto da empresa. Depois disso, estabelecer quais são os melhores canais de relacionamento para cada vez mais, obter informações ricas.

À princípio, traremos aqui os principais indicadores de comunicação interna que podem auxiliar sua equipe a identificar isso.

Indicadores de comunicacao interna
 indicadores de Comunicação Interna

Produtividade dos colaboradores

A produtividade dos colaboradores indica que os processos estão claros, assim como a transmissão e assimilação de informações. Por isso, vale olhar para as entregas dos colaboradores: elas estão acima ou abaixo do esperado?

Caso estejam abaixo do previsto, ligue o alerta: uma comunicação ruim não apenas atrapalha a condução dos processos, que ficam complicados de serem assimilados, como também contribuem com a desmotivação e até falta de atenção e segurança do trabalho.

Motivação e Engajamento

Por outro lado, quando os colaboradores estão motivados, eles se tornam mais engajados. Como consequência, eles se tornam mais produtivos e inclusive, ativos em colaborar com outros setores e contribuir com ideias.

Além disso, a motivação está relacionada com a auto estima do colaborador em relação a percepção de seu trabalho: ele entende a importância da sua função dentro da empresa? A dimensão do impacto de suas ações?

Logo, os colaboradores engajados não apenas se sentem mais valorizados, como também se sentem ouvidos e expõem suas ideias. Esse indicador demonstra que a comunicação consegue fortalecer o relacionamento da empresa com seus funcionários.

Clima Organizacional

O clima organizacional está diretamente ligado à comunicação interna e, por isso, ele também é um importante indicador. Isso porque, os “burburinhos”, a falta de clareza e transparência são um dos principais fatores que afetam o clima da organização.

Por isso, através da Pesquisa de Clima Interno é possível mensurar se a comunicação interna tem sido eficaz. Ainda mais, toda boa comunicação tem dois lados: de fala e escuta. Nesse sentido, a pesquisa se torna um valioso canal de escuta.

Através dela, a empresa passa a compreender a percepção dos colaboradores a respeito da empresa, liderança, execução de tarefas, etc. Assim, é possível rever as estratégias para melhorar a motivação da equipe, aumentar a produtividade e ainda mais, reduzir os turnovers.

Resultados financeiros

Seja por meio do atendimento ou comprando o produto, é através dos colaboradores que os clientes terão seu primeiro contato com a empresa. Afinal, eles não só podem apresentar o produto ao cliente, como também estão diretamente ligados a sua produção.

Dito isto, uma equipe produtiva e motivada entrega um trabalho melhor que impacta o resultado final. Mais do que isso, o atendimento precisa ter o conhecimento necessário para convencer o cliente.

Logo, tanto o volume de vendas, quanto a satisfação do cliente está diretamente relacionada à comunicação interna. Portanto, os resultados financeiros são importantes indicadores para avaliar a eficiência da comunicação.

Gestão e liderança

Os líderes e gestores são as principais referências dos colaboradores. Por isso, eles precisam transmitir os valores da organização, alinhar as expectativas da empresa e engajar a equipe.

Quando há uma boa comunicação interna, os líderes transmitem confiança e transparência, ao passo que tem abertura para ouvir os funcionários e contribuir com soluções para os problemas do setor.

Comunicação Digital

Através dos canais digitais, ficou ainda mais fácil garantir que a informação chegue de forma clara e objetiva a todos os setores da empresa. Porém, é muito importante avaliar se eles estão sendo eficientes.

Por exemplo, alguns indicadores nos canais digitais são: a taxa de abertura de e-mails, quantidade de cliques, tempo médio de permanência nos canais internos, respostas às CTAs, etc.

Ainda mais com a equipe em Home Office ou em trabalho híbrido, as ferramentas digitais auxiliam a comunicação interna. Entretanto, é preciso ter cuidado para não surtir o efeito contrário: tornando-as ferramentas de distração que atrapalhem a produtividade do time.

Para evitar isso, é muito importante organizar e formalizar a comunicação da sua empresa.

Intranet: Uma ferramenta indispensável que ajuda a mensurar resultados

De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Betania Tanure Associados, um dos maiores desafios das empresas após a pandemia é a implementação de infraestrutura tecnológica e aumentar o nível de digitalização dos processos.

Com isso, já é notável que entre as maiores intenções de investimentos ficam a Intranet e a Rede Social Corporativa. De fato, essas duas ferramentas são as melhores opções para estimular a convivência online e reforçar a cultura organizacional, ainda mais à distância.

Além disso, uma Intranet para empresas é desenvolvida para auxiliar os Indicadores de Comunicação Interna, ao passo que conta com diversos recursos para mensurar a eficácia da entrega da informação.

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Conheça a Intranet MMCafe: a melhor opção para sua empresa

Portanto, na hora de decidir por qual Intranet é a melhor para a sua empresa, é importante avaliar todos os recursos que ela possui.

Por exemplo, a Intranet MMCafe centraliza toda a comunicação da sua empresa, desde o compartilhamento de informações e conhecimento através de publicações, pdfs, vídeos, etc. Como também conta com diversos módulos para aumentar o engajamento da equipe.

Nesse sentido, através do Quiz e da Gamificação, é possível medir o clima de forma muito mais dinâmica. Além disso, ao compartilhar comunicados, é possível permitir que os usuários comentem ou reajam às publicações: um indicador prático e imediato, que auxilia muito toda a comunicação.

Por fim, a Intranet MMCafe armazena todos os dados nuvem de forma segura e emite relatórios que quantificam a eficácia das publicações, tais como:

  • Quantidade de visualizações de página;
  • Tempo de permanência e taxa de leitura;
  • Comentários e feedbacks;
  • Resultados personalizados do Quiz.

Por fim, estes dados possibilitam reuniões mais produtivas, tomadas de decisões mais assertivas e ações mais consistentes, além de uma contínua evolução e amadurecimento da comunicação interna da empresa.Então, que tal dar um próximo passo e tornar sua comunicação interna mais estratégica e eficiente? Peça uma demonstração e veja na prática como funciona a Intranet mais moderna do mercado!

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