5 Maneiras de impedir a desinformação do colaborador

5 MANEIRAS DE IMPEDIR A DESINFORMAÇÃO DO COLABORADOR

Quando a desinformação se espalha, gera sensação de desconfiança e mal-estar entre equipes e departamentos, afetando a produtividade e a satisfação geral dos funcionários.

Escrito por Thiago Andrade

Como muitos líderes sabem, os diálogos são comuns entre colaboradores e as notícias se espalham rapidamente nos locais de trabalho, muitas vezes transformando-se em boatos e gerando desinformação.

Lidar com este problema pode ser difícil para os que ocupam cargos de liderança, até porque muitas vezes são os últimos a ouvirem as últimas “fofocas” ou podem nem ficar sabendo delas, mesmo após meses se passarem.

Na verdade, quando a desinformação se espalha, gera sensação de desconfiança e mal-estar entre equipes e departamentos, afetando a produtividade e a satisfação geral dos funcionários.

Comum quando ocorrem mudanças em processos ou estruturas da empresa, o gerenciamento de mudanças pode se tornar difícil, pois a maioria das pessoas não ficam felizes em deixar sua zona de conforto.

No entanto, a mudança é inevitável para empresas que desejam melhorar e crescer. Ao implementar a mudança, o mais importante para o sucesso é uma estratégia de comunicação interna eficaz, que evita a desinformação no local de trabalho e prepara os colaboradores para a mudança.

Por que a desinformação pode ser fatal para uma empresa

Então, o que acontece quando você não se comunica com eficácia?

Por um lado, os colaboradores começam a criar suas próprias informações com base em achismos. Então, eles podem desafiar e propositalmente não cumprir as metas estabelecidas na mudança, além de criticar o novo processo, de maneira geral. Muitos deles imaginam o pior que pode acontecer e então começam a acreditar em suas próprias suposições.

Naturalmente, rumores acontecerão e se espalharão como um incêndio. Os colaboradores começam a acreditar em boatos, ficam irritados e passam a desconfiar de seus líderes.

Neste ponto, seu projeto já poderá estar fadado ao fracasso.

Portanto, sempre que houver alguma novidade, sua empresa deve se comunicar com antecedência, regularmente e por meio dos canais de comunicação certos.

O papel das comunicações internas para mitigar a desinformação

As empresas que conseguem combater a desinformação com sucesso são aquelas que sabem como se comunicar efetivamente com seus colaboradores antes, durante e depois que de uma grande mudança ou fato relevante do momento.

Manter todos bem informados sobre o que está ocorrendo é crucial para o engajamento, motivação e satisfação de todos os envolvidos.

5 dicas para mitigar a desinformação no local de trabalho

  1. Responda às perguntas de seus colaboradores

Ao implementar mudanças ou ao surgir um rumor, todo funcionário espera que suas perguntas sejam respondidas e a importância de responder a essas perguntas é bastante significativa.

Faça com que os colaboradores participem das mudanças, explique claramente como essas mudanças afetarão seus cronogramas, rotinas e objetivos.

Esteja pronto para perguntas como:

  • Por que a mudança é necessária?
  • Como essa estratégia difere da anterior?
  • Por que precisamos dessa mudança agora?

Com a Intranet da MMCafé, você pode abrir fóruns de discussão para responder às principais dúvidas e assim garantir que todos tenham acesso à mesma informação e de maneira correta.

2. Aproveite suas ferramentas de comunicação interna

Use as canais de comunicação como e-mail, redes sociais corporativas ou intranet para otimizar sua estratégia geral de comunicação interna e esforços de gerenciamento de informação.

Integre seus sistemas CRM, ERP e outros com a Intranet da MMCafé e faça com que a informação chegue mais fácil a todos os colaboradores, mesmo aqueles que não trabalham em escritório, ou atuam na linha de frente. Quando todas as informações estão em um só lugar, a comunicação se torna muito mais rápida e eficiente.

A plataforma da MMCafé garante que a Leitura seja Comprovada por meio de informações de horário de acesso ao conteúdo, tempo que o usuário permaneceu na página e se ele leu a página inteira ou apenas parte da informação (rolagem do conteúdo). Além, de permitir o Disparo de formalizações para E-mail externo, Termo de Coleta e utilização de dados.


3. Capacite líderes e gerentes para liderar através da mudança

Desenvolva mensagens, guias de informação e pontos de discussão para ajudar os gestores a explicarem as razões da mudança, ou reforçarem uma determinada informação.

Mudanças ou transformações importantes exigem que os colaboradores incorporem comportamentos novos e específicos para serem bem-sucedidos. Quando os líderes modelam as mudanças de comportamento, as transformações têm melhores chances de sucesso.

Os líderes não precisam apenas estar equipados com informações e recursos, mas também com as ferramentas necessárias para fornecerem as informações corretas ao funcionário certo no momento certo.

Para isso, dê preferência para ferramentas que forneçam funcionalidades que possibilitem o E-learning com Quiz, por exemplo, para garantir a capacitação de todos e ter uma Base de Conhecimento atualizada com acesso rápido às informações.

4. Meça a eficácia de seus esforços de comunicação

Ao lançar uma campanha de comunicação para eliminar a desinformação, você deve rastrear e medir seus resultados.


Esta é a única maneira de entender o que está funcionando e onde você precisa mudar, atualizar ou melhorar seus esforços de comunicação. Soluções de comunicação interna como a Intranet da MMCafé contribuem para que as organizações reúnam dados quantitativos e percepções sobre o envolvimento dos funcionários com o conteúdo interno por meio de Dashboards e Relatórios Personalizados.

Tenha respostas para perguntas como:

  • Que tipo de conteúdo os colaboradores mais consomem?;
  • Quem são os colaboradores mais engajados?;
  • Quem são seus influenciadores internos quando se trata de adotar a mudança e/ou atualizações;
  • Como os colaboradores respondem às suas comunicações?.

5. Direcione e personalize suas comunicações

Quando as mensagens de comunicação interna são personalizadas, os colaboradores ficam mais propensos a prestar atenção às mensagens da empresa.

Nem todas as mensagens são apropriadas ou relevantes para todos os funcionários, por isso é importante entender que equipes diferentes desempenham funções diferentes e, portanto, exigem informações diferentes.

Com as funcionalidades apropriadas em uma ferramenta de comunicação eficaz a sua empresa comunicará de maneira formal e assertiva, direcionando cada equipe ou colaborador devidamente conforme sua função.

Conte com a plataforma de Intranet da MMCafé para:

  • Envio de Notificações com certificação de leitura;
  • Criação de Grupos Dinâmicos para distribuição da informação segmentada, para colaboradores ou áreas específicas;
  • Personalização e destaque das informações por meio de banners virtuais, cartazes, portlets entre outros recursos.

Aumente seus esforços de gestão de comunicação com a Intranet MMCafé!

A Intranet da MMCafé é uma plataforma projetada para ajudar as empresas a melhorar suas comunicações internas e se conectarem melhor com seus colaboradores, independentemente de onde eles estejam.

Com a nossa Intranet é muito mais fácil se conectar e se envolver com seus colaboradores, mantê-los informados e incentivá-los a colaborar, especialmente quando sua organização estiver passando por mudanças.

Para conferir como a MMCafé pode ajudá-lo a otimizar seus esforços de comunicação e transformação digital, agende uma demonstração hoje!