Tudo o que você precisa saber sobre Gamificação nas Empresas

Saiba o que é, quais são os benefícios e como aplicar gamificação na empresa!

Vivemos em um momento de transformação em todos os sentidos, desde modelos de trabalho, passando pela gestão libertária até as relações entre o público interno e externo. Assim como o Digital Workplace, que empodera a comunicação interna, a Gamificação nas empresas também veio para ficar.

Isso porque a capacidade de inovar e se reinventar é um fator muito positivo, que fortalece as empresas. Nesse sentido, a tecnologia contribui e muito para empresas superarem seus maiores desafios.

Mais do que isso, é preciso que a inovação seja parte de toda a cultura e não apenas de ações pontuais. E como sempre falamos por aqui, a comunicação interna está diretamente ligada com a cultura organizacional.

Portanto, o que é Gamificação, quais seus benefícios e como aplicar na empresa? Continue lendo este artigo, que vamos te explicar tudo sobre a tecnologia que irá elevar a Gestão Inovadora na sua empresa e ainda entregar diversas vantagens.

O que é Gamificação?

A gamificação se baseia no uso de jogos para engajar, motivar e facilitar o aprendizado em contextos diversos. No contexto empresarial, o método consiste em propor desafios relacionados à rotina profissional e oferecer recompensas como uma forma de reconhecimento.

Porém, não se trata de um jogo qualquer. Uma boa gamificação deve possuir alguns diferenciais, entre eles, o design intuitivo, os pensamentos orientados para gerar aprendizados e principalmente o uso de uma plataforma intuitiva para sua aplicação.

Dessa forma, a gamificação possibilita uma variedade de jogos customizados para as mais diversas necessidades, além de ter o “bônus” de medir os resultados de forma efetiva, através da geração de relatórios.

Por que aplicar Gamificação nas empresas?

É comum que aos longos dos anos, no dia a dia do escritório, os colaboradores acabem “caindo na rotina”, ficando acomodados ou com certa dificuldade de inovar, reconhecer problemas, se adaptar a mudanças e se conectar com as tendências.

Logo, a Gamificação é uma forma de tirar a equipe do seu lugar comum e colocá-la sob uma nova perspectiva que a faça refletir sob outras óticas. E já é comprovado que o cérebro deve ser exposto a novas situações se queremos continuar evoluindo.

Em segundo lugar, provavelmente você conhece alguém que, apesar de possuir um bom conhecimento, vai mal em provas, por conta da pressão que o exame gera. Por outro lado, a Gamificação torna os testes mais leves. Isso faz com que os colaboradores resolvam problemas de forma mais criativa, inspiradora e ágil.

Por fim, não podemos deixar de falar sobre o gatilho da recompensa. Quando oferecemos um estímulo positivo, como uma premiação, é como dizer ao cérebro que aquela informação ou conhecimento deve ser armazenado, gerando um aprendizado mais consistente.

gamificação nas empresas
Gamificação nas empresas

Principais Benefícios da Gamificação nas empresas

Além de todos os motivos citados para aplicar a Gamificação, também são muitos os benefícios que a lógica do jogo aplicada ao dia a dia da organização proporciona. Confira a seguir alguns deles!

  • Elevar os resultados

Em primeiro lugar, o principal benefício da Gamificação são os resultados, que podem ser notados já em curto prazo. Isso porque a dinâmica da ferramenta impulsiona treinamentos e até metas estabelecidas através da competição saudável e recompensa gerada.

  • Maior motivação e Produtividade

Segundo um estudo revisado pelo Projeto VAE, 89% dos funcionários entrevistados pela pesquisa relataram que a Gamificação fez com que se sentissem mais produtivos e 83% afirmaram estar mais motivados. Por outro lado, o método tradicional gerou tédio.

  • Mais foco e concentração

Outro benefício é que os jogos aumentam nossa capacidade de raciocínio e estimulam o raciocínio lógico. Consequentemente aumentam o foco e concentração não apenas ao jogar, como também ao executar tarefas do dia a dia.

  • Senso de colaboração

Um dos principais desafios das organizações é unir a equipe para pessoas trabalharem juntas em prol do mesmo objetivo. Como uma solução, a gamificação pode estimular o trabalho em equipe e aumentar o senso de colaboração.

  • Melhora do clima organizacional

A melhora do clima organizacional é uma consequência dos diversos benefícios da gamificação. Afinal, uma equipe alinhada e unida, com pessoas motivadas e produtivas gera um ambiente mais colaborativo e agradável.

  • Contribui com a Saúde Mental

Ainda segundo o mesmo estudo que citamos aqui, 88% dos colaboradores reportaram que estavam mais felizes no trabalho após a aplicação da gestão de aprendizagem por Gamificação. Dessa forma, esta tecnologia contribui com saúde mental do colaborador.

  • Redução de Turnover

Dado todos estes benefícios, a Gamificação também ajuda a reter talentos na sua empresa. Isso porque o colaborador passa a enxergar a organização como inovadora, com cultura forte e que valoriza seu time.

gamificação nas empresas

Quero aplicar a gamificação na minha empresa, como fazer?

Agora que você já entende o que é a Gamificação e os diversos benefícios que ela proporciona para empresas, chegou a hora de saber como utilizar a ferramenta na sua empresa. 

Para te ajudar, nossa equipe criou um passo a passo que sugerimos para implementar esta estratégia de forma assertiva. Confira!

1. Estabeleça um objetivo

Em primeiro lugar, é normal que você possa ficar tão animado que já tenha uma lista de ideias para aplicar a Gamificação. Apesar disso, sugerimos que dê um passo de cada vez: estabeleça um objetivo a ser alcançado e trabalhe nele.

2. Trace uma estratégia

Com um objetivo claro, é hora de traçar a estratégia. Afinal, como um jogo, é preciso pensar na sua metodologia, regras, premiações, prazos, como também a divulgação e plataforma onde a Gamificação poderá acontecer. Fique tranquilo, pois a MMCafé pode te ajudar nisso!

3. Regras claras

Para gerar mais engajamento e evitar a insatisfação da sua equipe, é crucial que as regras estabelecidas sejam claras. Se necessário, teste com uma equipe pequena e peça para darem um feedback de dúvidas que surgiram no processo.

4. Ofereça boas recompensas

Ao contrário do que muitos pensam, a recompensa não precisa ser monetária. Ainda assim, ela precisa ser boa o suficiente para engajar a equipe. Para encontrar a melhor resposta, faça uma pesquisa para saber quais benefícios motivam seus colaboradores. Além disso, a sua empresa também pode trabalhar com recompensas virtuais.

5. Crie metas e avalie o desempenho

Para chegar até o objetivo, determine pequenas metas que sua equipe precisa alcançar conforme avançar cada fase. Ao mesmo tempo, avalie o desempenho para agir rapidamente caso alguma meta não seja alcançada.

6. Otimize a experiência

Acima de tudo, lembre-se que assim como toda ferramenta, a Gamificação também será aperfeiçoada conforme a experiência da sua equipe. Portanto, não se desespere caso alguma meta não seja cumprida: foque nos pontos de melhoria e siga em frente!

7. Entregue um feedback

Além das recompensas, é de extrema importância enviar um feedback individual ou para a equipe sobre a experiência, exaltando os resultados positivos e apontando pontos de aprimoramento. Dessa forma, o colaborador se sentirá motivado, pois percebe que a empresa está de fato acompanhando e avaliando seu desempenho.

Se inspire nessas ideias práticas de Gamificação na empresa!

Ainda não sabe como a Gamificação pode ser útil na prática e no dia a dia da sua companhia? Ou ainda está refletindo se o investimento compensa para a sua necessidade? 

Separamos para você alguns exemplos práticos de aplicação de Gamificação, para você se inspirar e perceber o quanto ela pode ser útil nos mais diversos cenários. Além disso, fale com a nossa equipe caso queira uma ajuda personalizada.

  • Desenvolvimento de habilidades específicas: Incentive o desenvolvimento dos seus colaboradores para aprimorar conhecimentos técnicos e ganhar novas habilidades; 
  • Engajamento e integração de equipe: Novos colaboradores na área? Faça uma integração dinâmica!
  • Treinamento de Qualificação: Que tal qualificar sua equipe para desenvolver funções com excelência?
  • Treinamento de normas, medidas de segurança e qualidade: Seja para manter o time atualizado ou para reforçar conhecimentos;
  • Processos Seletivos: Aposte na Gamificação para tornar o processo mais leve, dinâmico, interativo e conectado com a Cultura da Empresa;
  • Treinar Call Center: A Intranet para Call Center também permite o uso do módulo  Gamificação para aumentar a produtividade da sua operação, confira um case!

Sua Intranet é inovadora? Conheça o Módulo Gamificação da Intranet MMCafé e aproveite todos os benefícios na prática!

Por fim, esperamos que com este artigo você tenha compreendido como a Gamificação pode ser uma ferramenta poderosa para engajar sua equipe, incentivar a cultura de inovação e ainda proporcionar um aprendizado efetivo.

É por isso que a Gamificação veio para ficar. Porém, não são todas as Intranets que estão preparadas para esta revolução. Por isso, a MMCafé é a Intranet mais inovadora do mercado, afinal, nossos clientes já estão recebendo todos os benefícios deste módulo incrível.

Se você também deseja elevar o nível da comunicação interna da sua empresa e dar esse próximo passo na sua organização, venha para a MMCafé e solicite uma Demo! Confira na prática a ferramenta e conheça nossos planos personalizados para sua necessidade.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES!
Estamos esperando o seu contato, digite abaixo o seu e-mail.