Saúde mental no local de trabalho – 10 maneiras de apoiar o colaborador

Descubra as melhores práticas para que a sua empresa atue como parceira nos cuidados com a saúde mental no local de trabalho!

Quantos de seus funcionários estão cronicamente estressados? Quantos estão lutando contra a ansiedade? Algum deles está deprimido? Se essas perguntas parecem difíceis de responder, então há um alerta urgente sobre o qual sua empresa precisa atuar.

Nem sempre é aparente quando alguém está lidando com um problema de saúde mental. Ao contrário de um resfriado ou uma perna quebrada, os sintomas de estresse, ansiedade, depressão e outras doenças mentais podem ser ocultados ou erroneamente explicados (ex: fulano está apenas tendo um dia ruim).

E para complicar ainda mais, as pessoas geralmente relutam em discutir doenças mentais – especialmente a saúde mental no local de trabalho. Enquanto a conscientização está crescendo e mais pessoas (incluindo as celebridades) começaram a compartilhar abertamente suas histórias pessoais, o estigma permanece. É por isso que é tão importante para os empregadores criar um ambiente de trabalho que apoie genuinamente a saúde mental no local de trabalho.

Fornecer recursos relevantes e construir uma cultura que priorize o bem-estar psicológico ajuda os funcionários com dificuldades a se sentirem seguros e incentiva a melhoraria da saúde mental no local de trabalho como um todo.

maio.cinza

POR QUE A SAÚDE MENTAL NO LOCAL DE TRABALHO É IMPORTANTE?

Muitas organizações ficam aquém no que diz respeito ao bem-estar dos funcionários. Embora seja ótimo que a maioria dos programas corporativos enfatize fortemente a saúde física por meio de benefícios como planos odontológicos e cobertura de medicamentos prescritos, o corpo é apenas metade da equação.

Nossas mentes são igualmente cruciais para nosso bem-estar, especialmente considerando os efeitos prejudiciais que uma doença mental tem sobre a saúde física , como aumento da pressão arterial, desequilíbrios hormonais e aumento do risco de câncer.

Quando um funcionário está sofrendo, como consequência os resultados de seu trabalho também são prejudicados. A depressão se tornou a principal causa de deficiência em todo o mundo. Estresse, ansiedade e outros problemas de saúde mental agravam esse problema, deixando as pessoas menos engajadas, focadas e produtivas.

IDENTIFIQUE PROBLEMAS JÁ EXISTENTES

É possível que alguns dos seus profissionais já demonstrem problemas relacionados à saúde mental, como crises de ansiedade ou sintomas de estresse e depressão. Isso reflete diretamente na rotina do colaborador e é viável identificar essas questões quando há falta de motivação para a realização das atividades, ausência no trabalho, queda nos resultados e no desempenho ou outros sinais.

Se você observou algum indicativo desse tipo nos membros da equipe, é hora de intervir. Converse com o colaborador de forma aberta, identificando o problema e buscando entender as principais causas. Busquem, juntos, por soluções, de forma a tratar aqueles funcionários que já demonstram que a pandemia e o isolamento social afetaram a saúde metal deles de alguma maneira.

Saúde mental no local de trabalho

COMO VOCÊ PODE AJUDAR SUA EQUIPE

Felizmente, existem várias maneiras de apoiar o bem-estar mental de seus funcionários. Aqui estão alguns exemplos.

  1. Fale francamente sobre saúde mental no local de trabalho. O primeiro passo para vencer o estigma é parar de tratar as doenças mentais como tabu. O estresse, apesar de ser algo corriqueiro, não pode ser normalizado a ponto de não ser tratado, principalmente quando é excessivo.

    Quer seja um artigo que você leu, um programa que assistiu ou uma experiência pessoal que teve, falar sobre isso abertamente e sem vergonha ajudará os outros a perceberem que não estão sozinhos. 

    Compartilhe estes artigos utilizando a Intranet também como ambiente de descompressão, configurando em seu sistema uma área para a troca destes vídeos e demais materiais.
  1. Continue a conversa. A cultura do local de trabalho deve ser estimulada, o que significa que você não pode mencionar saúde mental apenas uma vez e esperar que isso já crie e mantenha novos hábitos milagrosamente.

    Encontre e crie várias oportunidades para incorporar o assunto ao dia dos seus colaboradores, para que os cuidados estejam sempre sendo tratados como prioridade.
  1. Inclua todos os perfis e áreas. Seus funcionários não acreditarão que você realmente se preocupa com o bem-estar deles, a menos que todos os gerentes e executivos também demonstrem a importância da saúde mental.
  1. Incentive os funcionários a tirar dias de folga para saúde mental. Se você ainda exige que seus funcionários forneçam um atestado médico ou outro motivo “legítimo” para faltar ao trabalho, pode ser hora de repensar tal prática. Parte da saúde preventiva envolve dar uma folga à mente e ao corpo quando necessário. Permitir que sua equipe utilize esse dia de maneira consciente para cuidar de sua saúde mental ou elaborar um plano para isso irá ajudar a evitar problemas de saúde mais graves no futuro. 

    Compartilhe sites com dicas de cuidados com a alimentação, atividades físicas e outros hábitos saudáveis na área Links úteis na sua Intranet e facilite o acesso a um excelente planejamento para estímulo da saúde mental no local de trabalho.
  1. Preste atenção e esteja pronto para ajudar. Se você notar um funcionário se comportando de maneira diferente (ex: irritabilidade ou baixo-astral ), não hesite em perguntar se está tudo bem, tente estabelecer um diálogo que pode ser o primeiro passo para a ajuda. E mesmo se ele disser que está bem, lembre-o de que você está lá para ajudar e que ele conta com acesso a recursos de assistência sempre que achar necessário..
  1. Certifique-se de que as ferramentas e recursos são relevantes. Não importa quantas informações você forneça aos seus funcionários, não adiantará de nada se estiverem desatualizadas ou irrelevantes. Na verdade, podem até causar danos. 

    Audite com frequência seus recursos de saúde mental no local de trabalho para certificar-se de que estão claros, atualizados e contém conselhos práticos que seus funcionários podem usar para melhorar.

  2. Facilite o acesso a esses recursos. Semelhante ao ponto anterior, sua equipe não aproveitará muito as informações se elas forem difíceis de encontrar. Elimine barreiras de acesso, fornecendo o conteúdo em uma variedade de formatos (áudio, vídeo, escrito, etc) e minimizando o número de etapas necessárias para encontrá-lo.

    Na Intranet MMCafé, além da galeria de arquivos de publicações, seu colaborador  conta com diversos recursos inteligentes para Busca, facilitando e agilizando as informações de que precisa em segundos.
  1. Priorize a confidencialidade e o anonimato. Mesmo que a saúde mental possa estar normalizada em seu local de trabalho, algumas pessoas ainda podem se sentir desconfortáveis ​​em discutir isso, especialmente se lutam contra vícios, traumas ou pensamentos suicidas. Tranquilize seus funcionários de que a privacidade deles é sua principal preocupação e que o uso de recursos de saúde mental nunca será monitorado ou rastreado.

    A Intranet MMCafé está 100% preparada para atender à LGPD e proteger os dados dos colaboradores, incluindo dados sensíveis que são editados ou ocultados pelo próprio usuário, além da orientação do uso de dados e solicitação prévia ao colaborador.
  1. Projete um espaço de trabalho mentalmente saudável. É importante que seus funcionários se sintam energizados e estimulados pelo ambiente de trabalho. A produtividade, o envolvimento e o bem-estar geral aumentam quando as pessoas se sentem confortáveis ​​em locais de trabalho com iluminação natural, plantas e outras características positivas.

  2. Concentre-se no positivo. A doença mental é um problema sério, mas ainda pode ser tratada de uma maneira que faça as pessoas se sentirem compreendidas, apreciadas e esperançosas. Lembre-se sempre de deixar seus colaboradores com a sensação de que têm um plano de ação claro pela frente e que eles ou seus entes queridos podem ficar bem.

COMUNIQUE COM A INTRANET MMCAFÉ

  • Mantenha o canal de comunicação aberto: O RH precisa atuar como um promotor da saúde mental no local de trabalho. Para isso, é essencial que o canal de comunicação com os colaboradores esteja sempre aberto, de forma a auxiliar a equipe na prevenção e na resolução de problemas.

    Use a plataforma MMCafé para criar um canal de comunicação de fácil acesso para os colaboradores. Conte com recursos como Banners para destacar informações, envie comunicados, notifique seus colaboradores e crie formulários de contato direto com o time de especialistas para acompanhar os colaboradores. 
  • Capacite a equipe para as mudanças: A pandemia da COVID-19 exigiu uma série de mudanças nas empresas. Conte com a intranet MMCafé para capacitação e conscientização dos colaboradores sobre a importância da saúde mental no local de trabalho. Nossa plataforma permite a criação de Quizes, publicação de vídeos e ainda conta com a gamificação para incentivar os colaboradores a se interessarem pelo tema.

  • Interatividade entre pessoas: Crie um canal aberto, com diálogos constantes e interação entre os profissionais da empresa, pode contribuir para aliviar a pressão do dia a dia no trabalho e torna as relações mais empáticas. Na plataforma MMCafé, você pode criar publicações voltadas para receber feedbacks sobre esse tema ou abrir publicações para comentários. Estimule a interatividade entre equipes.

Como você pôde perceber neste artigo, a empresa, mas especificamente o RH, tem papel central quando se fala no cuidado com a saúde mental no local de trabalho. Isso se dá tanto na prevenção quanto na identificação e no encaminhamento de problemas.

É importante que você comece já a buscar as melhores estratégias nesse aspecto para garantir que os colaboradores não terão problemas relacionados ao trabalho, principalmente em um momento de crise, como o atual. Portanto, siga as nossas dicas e comece, agora mesmo, a promover a saúde mental no local de trabalho!

Quer conhecer como a Intranet MMCafé pode contribuir como um portal também para auxiliar a saúde mental dos seus colaboradores? Solicite uma demonstração, clicando no botão abaixo


RECEBA NOSSAS NOVIDADES!
Estamos esperando o seu contato, digite abaixo o seu e-mail.