6 razões pelas qual a comunicação interna é importante

A comunicação interna trata da promoção de comunicações eficazes entre as pessoas de uma empresa

Qual é a importância da comunicação interna? Há muitos pontos que levam as empresas a uma comunicação de sucesso. Este artigo mostra como uma boa comunicação interna é absolutamente essencial para envolver os funcionários e manter todos focados em suas prioridades de trabalho.

É surpreendente pensar que há empresas por aí que ainda subestimam ou negligenciam as comunicações internas. Mas elas existem. E seus negócios provavelmente estão sofrendo com os resultados.

Mas, porque as comunicações internas são tão importantes? Já vamos responder isso. Mas primeiro, vamos definir o que é comunicação interna (CI).

A comunicação interna trata da promoção de comunicações eficazes entre as pessoas de uma empresa. Envolve produzir e veicular mensagens e campanhas, além de facilitar o diálogo com as pessoas que compõem a organização. CI geralmente é responsabilidade dos departamentos de RH, marketing ou treinamentos, mas também pode ser feita por qualquer outro departamento.

Algumas empresas não investem no planejamento de uma estratégia de comunicação interna, enquanto outras até planejaram uma estratégia, mas não têm capacidade ou ferramentas necessárias para mantê-la. E isso é compreensível.

Mas, se você olhar as razões pelas quais as comunicações internas são importantes (continuando a ler este artigo), logo descobrirá que este planejamento é fundamental para a saúde de sua organização. Por quê? Porque, se sua organização tiver pessoas, você precisará se comunicar com elas de forma clara e regular.

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6 RAZÕES PELAS QUAIS UMA BOA COMUNICAÇÃO INTERNA É IMPORTANTE

1. A comunicação interna mantém o seu pessoal informado

Começaremos com a razão mais óbvia pela qual o CI é importante. Manter seu pessoal atualizado sobre os próximos eventos, mudanças nas políticas, iniciativas de engajamento, mudanças no quadro de funcionários e atualizações sobre a saúde geral do negócio ajuda a criar um senso de transparência e abertura que as pessoas respeitam.

Aqui está um verdadeiro choque: as pessoas não gostam de ser mantidas no escuro. Eles anseiam por informações sobre a empresa para a qual trabalham, os projetos em que estão trabalhando e os objetivos gerais de ambos. Uma boa comunicação interna significa passar a palavra a todos, de preferência de uma forma que os envolva e invistam no panorama geral.

Na Intranet MMCafé você conta com banners, para destacar as informações mais importantes, notificações para gerar alertas e aceites de termos, garantindo o recebimento da informação e mais centenas de funcionalidades que garantem que a comunicação aconteça de forma eficiente.

2. A comunicação interna dá às pessoas uma visão holística de sua organização

As comunicações internas são frequentemente consideradas mensagens de cima para baixo, escritas por líderes para consumo dos funcionários. Mas, na verdade, deveria ser uma via de mão dupla, uma vez que o trabalho operacional tem conhecimento de detalhes riquíssimos para melhorias dos processos.

É claro que você pode – e deve! – aprimorar suas mensagens, direcionando a atenção das pessoas, mas não permita com que elas se sintam sem voz, pois isso derruba o engajamento dos funcionários – que precisam ser escutados.

Em outras palavras, não se trata de cativar um público passivo com a mensagem certa; mas de promover a comunicação bidirecional em torno do que está acontecendo em sua organização.

Afinal, as pessoas querem sentir que suas contribuições são importantes, e criar um local para elas fazerem isso fará maravilhas para a construção de engajamento.

Isso funciona especialmente bem se mensagens, notícias e anúncios forem delegados não apenas ao seu departamento de marketing ou RH, mas também a representantes de muitos departamentos diferentes de sua organização. A equipe de tecnologia deve ter a oportunidade de explicar em que está trabalhando, assim como as equipes de controle de qualidade e vendas. Esta é a abordagem interdisciplinar da qual falamos anteriormente.

A nomeação de publicadores de notícias e coordenadores de eventos de vários departamentos para publicarem suas próprias atualizações darão ao seu pessoal uma visão mais holística das coisas que importam em sua organização.

Portanto, use suas comunicações internas para dar voz a diferentes pessoas, contando com a ferramenta MMCafé para receber feedback de conteúdo, elogios e outras contribuições.

3. A comunicação interna ajuda a desenvolver a cultura da sua organização

De várias maneiras, a função principal das comunicações internas é ajudar a manifestar a cultura da sua empresa. Se bem executada, sua estratégia de CI dará vida à cultura de seu local de trabalho. Se for mal feita, deixará seu pessoal coçando a cabeça.

Afinal, cada anúncio, mensagem, atualização de notícias, artigo do CEO, etc. desempenha um papel na forma como seu pessoal interpreta a paisagem cultural de sua organização: o que representa, quem valoriza, porque sua missão é importante.

A cultura da sua empresa é a soma das partes, e uma boa comunicação interna leva isso em consideração.

Na verdade, a cultura deve realmente estar na vanguarda de sua estratégia de CI: embutida na mensagem, no tom, na discussão de ida e volta, nas notícias que são compartilhadas e omitidas. Sua cultura deve orientar suas comunicações internas e vice-versa. Por quê? Porque uma cultura empresarial robusta e próspera é essencial.

A Intranet MMCafé possibilita que sua empresa configure as cores, logos, homepages e toda identidade visual (incluindo diferentes layouts e aplicações de banners), assim sua marca fica cada vez mais presente na mente do colaborador, como protagonista, favorecendo desenvolver a cultura da sua organização de maneira planejada.

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4. Comunicações internas envolvem seu pessoal

Criar uma conversa com via de mão dupla deve ser um de seus principais objetivos com sua estratégia de comunicação interna. É a diferença entre mensagens enfadonhas de cima para baixo (provavelmente na forma de e-mails em massa que ninguém lê) e conversas atenciosas e interativas que promovem o engajamento.

Uma boa comunicação interna cria espaço para esses atos pequenos, mas significativos. Novamente, não se trata apenas de comunicar ideias, mas também de incentivar a interação entre seu pessoal.

Os colaboradores que sentem que sua voz é importante, que vale a pena ouvir suas ideias, têm mais probabilidade de ir além quando sua organização precisar deles. E o valor disso não pode ser subestimado.

5. A comunicação interna ajuda a manter as pessoas calmas em tempos de crise

As coisas nem sempre vão bem. Às vezes, os negócios sofrem, as equipes às vezes são forçadas a se reestruturarem, ou ocorrem fusões e aquisições. Momentos de grandes mudanças são os que deixam as pessoas mais necessitadas de comunicações internas.

Anúncios de mudanças estruturais iminentes precisam ser tratados com cuidado extra, porque a moral da organização e sua continuidade de negócios estão em jogo.

Ser transparente sobre os acontecimentos, quem foi afetado, como foi tratado e o que isso implica para a organização exige um tom delicado e total transparência, principalmente no caso de demissões.

As pessoas terão perguntas e a maneira como você as responde permanecerá na mente de seus colaboradores por muito tempo.

Use suas comunicações internas para possibilitar também as conversas mais delicadas e, eu prometo a você, você conquistará o respeito de seu pessoal. Ser transparente e cuidadoso ao transmitir más notícias cria uma atmosfera de abertura e atenção que pode ajudar a sustentar sua organização em tempos difíceis.

E, além disso, a admiração dos colaboradores cresce quando há transparência na comunicação. Este é um dos aspectos mais cruciais da CI e demonstra por que subutilizá-lo pode rapidamente colocar seu pessoal contra a organização.

6. A comunicação interna cria um canal para feedback, debate e discussão

Para promover uma comunicação aberta em sua empresa, sua estratégia de comunicação precisa criar espaço para feedback, resistência e debate público de questões e ideias. É assim que a colaboração acontece e muitas vezes não é bonita.

As comunicações internas podem ser aproveitadas para criar um canal para essas discussões difíceis. Isso pode acontecer de várias maneiras com pesquisas com funcionários, um link na Intranet para uma página de discussão interna, m anúncio de evento para encorajar feedback e críticas ou até mesmo um convite para debater um objetivo ou projeto específico.

O mesmo vale para feedback. Mais uma vez: a comunicação interna precisa ser uma via de mão dupla. Ouça seu pessoal e peça comentários regularmente. Dessa forma, se uma atualização ou postagem não sair da maneira que você planejou, por exemplo, você pode aprender como evitar cometer erros futuros.

A boa comunicação interna é sempre encontrar uma maneira de melhorar e servir melhor as pessoas da organização.

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Neste artigo demonstramos 6 razões pelas quais as comunicações internas são importantes.

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