Skip to main content

6 Ações de endomarketing: Agosto laranja, agosto dourado e agosto lilás

Conscientize e engaje seus colaboradores com as 6 ações de endomarketing para as campanhas agosto laranja, agosto dourado e agosto lilás.

Conheça as principais informações sobre agosto laranja, dourado e lilás, seguidas de sugestões de 6 ações de endomarketing e confira como a sua empresa pode aderir a tais campanhas de conscientização.

Como você já deve ter notado, cada mês é associado a uma ou mais cores, que são associadas a importantes temas que merecem a atenção da população, servindo como um alerta geral e foco de conscientização por determinado período de tempo. 

Com agosto não é diferente, sendo associadas ao mês três cores super vivas que representam respectivamente: 

AGOSTO LARANJA

No dia 30 de agosto comemora-se o Dia Nacional de Conscientização da Esclerose Múltipla (EM) desde 2006. A campanha visa promover eventos de conscientização para que cada vez mais pessoas saibam o que é a EM, como diagnosticá-la, tratá-la e viver bem com essa doença que atinge cerca de 35 mil pacientes apenas no Brasil. 

A EM é a doença autoimune, do sistema nervoso central, que mais acomete jovens adultos no mundo inteiro. Não se sabe o que causa a EM, e ainda não há cura para ela, mas já existem diversos tratamentos eficazes para a doença. Dentre seus principais sintomas estão: fadiga, problemas de visão (diplopia, neurite óptica, embaçamento), problemas motores (perda de força ou função; perda de equilíbrio), alterações sensoriais (formigamentos, sensação de queimação). 

A especialidade médica que diagnostica e trata a EM é a neurologia.

AGOSTO DOURADO

O mês de agosto é  o mês do incentivo ao aleitamento materno. Do dia 1 a 7 de agosto ocorre a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) que traz o tema “Proteger a Amamentação: uma responsabilidade compartilhada”.

A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

Há cerca de vinte anos, acontecem ações, no mundo todo, em prol da amamentação. São dias de intensas atividades que buscam promover o aleitamento exclusivo até o sexto mês de vida. A Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) faz parte de uma história focada na sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança. 

Entre os principais objetivos das campanhas anuais estão: informar as pessoas sobre o vínculo entre a amamentação e o meio ambiente, fixar a amamentação como uma decisão climática inteligente, envolver os indivíduos e as organizações para obter maior impacto e estimular ações para melhorar a saúde do planeta e das pessoas. 

AGOSTO LILÁS

No dia 7 de agosto, a Lei Maria da Penha – que criou mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra mulheres de todo o Brasil – completa 15 anos. Para marcar a data, foi criada a campanha ‘Agosto lilás’ para alertar a população sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher em todo território brasileiro.

O objetivo da iniciativa é incentivar denúncias de agressão – que podem ser físicas, psicológicas, sexuais, morais e patrimoniais – contra mulheres.

A violência contra a mulher pode ser denunciada pessoalmente ou pela internet, por meio do site da Delegacia Eletrônica da Polícia Civil, usando o computador, smartphone ou tablet. As vítimas também podem pedir medidas protetivas de forma virtual.

Ainda é possível fazer o registro da violência por meio do telefone 180 ou Secretaria Municipal de Políticas Para as Mulheres na Rua Líbero Badaró, 119 –  Centro

Tel: (11) 3113-8000 se você estiver em São Paulo. 

Encontre no site do Instituto AzMina o mapa das delegacias da mulher por todo o Brasil.

Agosto laranja, Agosto Dourado, Agosto Lilás
Agosto laranja, Agosto Dourado, Agosto Lilás

COMO MINHA EMPRESA PODE ADERIR A UM DOS MOVIMENTOS?

As empresas têm um papel social muito importante no incentivo às campanhas, tanto na prevenção como na conscientização. Continue a leitura e confira ações de endomarketing para agosto laranja, dourado e lilás.

Conscientizar os colaboradores é uma ação que irá aumentar os cuidados com a prevenção, além de fazer com que os funcionários se sintam percebidos e valorizados.

Disponibilize na sua Intranet materiais com orientações a respeito da importância do diagnóstico e tratamento da Esclerose Múltipla, compartilhe orientações sobre o aleitamento materno e mostre para suas colaboradoras que a sua empresa está com elas na luta contra a violência contra a mulher. 

Contrate palestrantes para que discorram a respeito do assunto, com abordagens que incentivem as boas práticas de prevenção. Tais palestras poderão ocorrer de maneira presencial ou mesmo online.

Na Intranet MMCafé você conseguirá armazenar materiais em diferentes formatos. Disponibilize PDFs, imagens, vídeos, áudios, arquivos e documentos para melhor orientar os colaboradores a respeito das campanhas de conscientização.

6 AÇÕES DE ENDOMARKETING PARA AGOSTO LARANJA, AGOSTO DOURADO E AGOSTO LILÁS

A seguir listamos ações de endomarketing para as campanhas apresentadas.

1. Decore a sua empresa e a intranet

As campanhas de meses especiais geralmente tem a característica de cores, o que facilita na hora de decorar a sua intranet e o ambiente de trabalho.

Você pode utilizar bexigas, adesivos, cartazes, entre outros e decorar tanto os ambientes de trabalho como locais específicos – o hall de entrada, por exemplo. 

Além disso, é possível adequar a sua intranet utilizando as cores do mês e inserindo alguns banners sobre o tema.

2. Palestras e Treinamentos

As palestras ainda são uma das melhores formas de informar os seus colaboradores sobre conscientização, seja para agosto laranja, dourado ou agosto lilás.

Se você contar com profissionais capacitados na sua empresa, eles mesmos poderão realizar tais ações, mas é interessante também convidar outros especialistas para contribuírem com o tema.

Vale lembrar que, mesmo com a pandemia, é possível realizar esse bate papo de maneira virtual, conscientizando seus colaboradores e mantendo-os seguros neste momento ainda delicado.

3. Selfie

Incentive que seus colaboradores usem uma peça de roupa, façam uma maquiagem especial, decorem o setor ou, se estiverem em home office, decorem o seu workspace com a cor da campanha adotada e tirem uma selfie, enviando-a para publicação na intranet e nas redes sociais com uma hashtag criada pela área de Comunicação da empresa.

4.Kit para palestras

Por conta da pandemia, muitas empresas estão fechadas, trabalhando apenas no formato home office. Por essa razão, você já pensou em enviar um Kit para seus colaboradores?!

Você pode enviar um panfleto informativo sobre o assunto, lápis, caneta, caderno ou bloco de anotações, além de um ímã ou broche com o tema a ser trabalhado.

5. Balões surpresa

Se a sua empresa já está recebendo seus colaboradores, você pode decorar os espaços com bexigas e insira dentro de cada uma delas frases de incentivo a prevenção no caso das campanhas agosto laranja e dourado ou frases de apoio e acolhimento para agosto lilás, assim os colaboradores perceberão o ambiente decorado e se sentirão motivados a participar de uma dinâmica estourando bexigas. Contemple os colaboradores com brindes.

6.Café da manhã temático

Que tal providenciar um momento de união com um café da manhã todo decorado com as cores do mês de agosto e frases com orientação para os colaboradores em relação à campanha abordada?!

Essas foram as nossas dicas de endomarketing para melhores práticas a respeito das campanhas agosto laranja, dourado e lilás.

Quando o assunto é conscientização, prevenção ou combate à violência, precisamos nos unir. Cuide da saúde e se preocupe com o seu próximo promovendo em sua organização essas iniciativas. 

Implante uma plataforma de comunicação interna para tornar a comunicação com seus colaboradores cada vez mais eficiente.

Fale com nossos especialistas, caso queira conhecer a nossa plataforma premiada por 2 vezes como a melhor Intranet do Brasil.

Fonte: Hospital de olhos de Santa Catarina | Agosto Laranja | Agosto Dourado

RECEBA NOSSAS NOVIDADES!
Estamos esperando o seu contato, digite abaixo o seu e-mail.
[gravityform id=”6″ title=”false” description=”false” ajax=”true” tabindex=”49″ field_values=”check=First Choice,Second Choice”]