6 ideias de endomarketing para o dia das mulheres

6 IDEIAS DE ENDOMARKETING PARA O DIA DAS MULHERES

A comemoração do Dia Internacional da Mulher em seu local de trabalho é uma das ideias sobre o que sua empresa pode fazer para iniciar uma conversa sobre igualdade de gênero.

Escrito por Thiago Andrade

As ideias de endomarketing para o dia das mulheres, dia em que é comemorado o Dia Internacional das Mulheres (8 de março), mobilizam muito as empresas.

Nesse período, uma das ações de endomarketing para o dia das mulheres mais comuns é a distribuição de brindes ou vale-presentes para as colaboradoras.

As ações de endomarketing para o dia das mulheres geralmente estão relacionadas a presentes como tratamentos de beleza ou entrega de rosas vermelhas às colaboradoras. Mas, vamos falar a verdade?! Essas iniciativas precisam ser atualizadas, não é mesmo?

Primeiro, porque são repetitivas e, já não surpreendem mais. Segundo, e mais importante: elas informam muito pouco sobre a importância do Dia Internacional da Mulher.

Esse dia marca a luta das mulheres por seus direitos e deve ser lembrado como tal. Por isso, as ações de endomarketing para o dia das mulheres precisam ser conscientes e bem planejadas para traduzir bem essa data.

Com isso em mente, separamos algumas ideias para o 8 de março que podem tornar esse dia especial ainda melhor. Confira quais são elas e conheça um pouco mais sobre essa data!

SOBRE O DIA 8 DE MARÇO

No dia 8 de março de cada ano, o mundo comemora por todas as mulheres maravilhosas que vivem ou viveram nele. Este é o Dia Internacional da Mulher: mundialmente reconhecido com a igualdade de gênero em seu centro. E já é comemorado há mais de 100 anos!

O tema do Dia Internacional da Mulher 2021 é “Mulheres na liderança: Alcançando um futuro igual em um mundo de COVID-19”. As mulheres estão na linha de frente da crise da COVID-19 como profissionais de saúde, cuidadoras, inovadoras, organizadoras comunitárias e algumas das líderes nacionais mais exemplares e eficazes no combate à pandemia. A crise destacou tanto a centralidade de suas contribuições quanto os fardos desproporcionais que as mulheres carregam.

Mulheres líderes e organizações de mulheres demonstraram suas habilidades, conhecimentos e redes para liderar efetivamente os esforços de resposta e recuperação da COVID-19. Hoje, há mais aceitação do que nunca de que as mulheres trazem experiências, perspectivas e habilidades diferentes e fazem contribuições essenciais para decisões, políticas e leis que funcionam melhor para todos.

As empresas podem participar da conversa sobre paridade de gênero e capacitar seus funcionários e funcionários para promover a igualdade em todos os momentos. Por esse motivo, pode ser benéfico marcar o dia em seu local de trabalho.

COMO MINHA EMPRESA PODE COMEMORAR O DIA INTERNACIONAL DA MULHER?

A comemoração do Dia Internacional da Mulher em seu local de trabalho é uma das ideias sobre o que sua empresa pode fazer para iniciar uma conversa sobre igualdade de gênero.

Além disso, reconhecer o Dia Internacional da Mulher também pode incentivá-las a se envolverem em áreas compostas em grande parte por homens. Por exemplo, se você for uma empresa de desenvolvimento de software e a maioria de sua força de trabalho for do gênero masculino, mostrar que reconhece essa data pode encorajar as mulheres a se inscreverem.

Disponibilize também na sua Intranet materiais com orientações a respeito do Dia Internacional da Mulher ou mesmo contrate palestrantes para que discorrem a respeito do assunto, com abordagens que incentivem a igualdade no ambiente de trabalho, tais palestras poderão ocorrer de maneira presencial ou mesmo online.

Na Intranet MMCafé você conseguirá armazenar materiais em diferentes formatos. Disponibilize PDFs, imagens, vídeos, áudios, arquivos e documentos para melhor orientar os colaboradores a respeito dessa data tão importante.

Veja abaixo algumas ideias de endomarketing para o dia das mulheres.

AÇÕES DE ENDOMARKETING PARA O DIA DAS MULHERES

Suas atividades não precisam ser extravagantes: pequenas atividades ainda são benéficas para aumentar a conscientização. Algumas ideias que sugerimos são:

  • Decore o local de trabalho. Pense em bandeirolas, balões e faixas. Você também pode exibir pôsteres que documentem histórias de mulheres inspiradoras;
  • Tematize a sua Intranet. Customize com banners e templates na cor lilás, vestindo a plataforma de comunicação interna da sua empresa com a campanha Março Lilás que está ligada ao Dia Internacional da Mulher. Saiba Mais!;
  • Envolva a todos. Ofereça a oportunidade de se envolverem no planejamento do dia e nas atividades, tanto masculinas quanto femininas;
  • Faça as pessoas pensarem. Peça a seus colaboradores que pensem em uma mulher que os inspirou. Crie um mural em sua Intranet MMCafé e peça para que compartilhem no mural para que todos possam ver;
  • Peça às colaboradoras para compartilharem suas histórias. Incentive suas CEOs, chefes de departamento, gerentes, etc., a falarem sobre suas experiências e convide as pessoas a ouvirem;
  • Convide uma palestrante. Por exemplo, uma especialista em tecnologia que poderá falar sobre seu trabalho e como ela conseguiu se inserir e obter sucesso em uma área predominantemente masculina.

Estas foram algumas dicas de ações de endomarketing para o dia das mulheres que podem ser feitas na sua empresa para celebrar o 8 de março.

Fique atento a mais conteúdos, disponibilizados em nosso blog semanalmente.