Março lilás e as principais ações de endomarketing para aplicar na sua empresa

Março lilás e as principais ações de endomarketing para aplicar na sua empresa

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a doença de colo de útero é a terceira mais frequente em mulheres, ficando atrás apenas do câncer colorretal e o de mama.

Escrito por Thiago Andrade

Dia 8 de março é comemorado o dia internacional da mulher. E, no Brasil, esse mês também é marcado pela campanha de Conscientização e Combate ao Câncer de Colo de Útero, mais conhecida como Março Lilás.

Essa campanha visa levar informação e estimular a população feminina a adotar cuidados e prevenção em relação ao câncer de colo uterino, além de alertar sobre os principais sinais e sintomas que direcionam a mulher a buscar ajuda médica.

Para a médica oncologista idealizadora da campanha e diretora do Hospital do Câncer Aldenora Bello, Dra. Rachel Cossetti, a prevenção é a melhor forma de combater esse câncer: “As mulheres precisam ser conscientizadas desde cedo da necessidade da prevenção com a vacina contra o HPV além da realização de exames periódicos a fim de diagnosticar precocemente a doença”, concluiu Rachel Cossetti.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a doença de colo de útero é a terceira mais frequente em mulheres, ficando atrás apenas do câncer colorretal e o de mama.

Para te ajudar a entender mais sobre o assunto, separamos um guia completo sobre a doença.

O QUE É O CÂNCER DE COLO DE ÚTERO?

O câncer de colo de útero é uma evolução da infecção por HPV.

Sobre o HPV: O HPV (sigla em inglês para Papilomavírus Humano) é um vírus que infecta a pele ou mucosas (oral, genital ou anal) das pessoas, provocando verrugas anogenitais (na região genital e ânus) e câncer, a depender do tipo de vírus. A infecção pelo HPV é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST).

Este papilomavírus humano é frequente, mas em sua maioria não resulta na doença. Só há diagnósticos positivos uma vez que tem-se a alteração celular na região genital, o que pode ser facilmente identificado por meio do exame papanicolau.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS?

Segundo o Hospital Sagrada Família é importante esclarecer que o câncer de colo de útero se desenvolve de maneira lenta e por esse motivo a preocupação deve ser redobrada e os cuidados prévios adotados.

Os sintomas geralmente não são aparentes em estágio inicial, por isso o cuidado recomendado anteriormente é fundamental. Já em estágio avançado, a doença pode se apresentar por meio de:

  • Dores abdominais intensas;
  • Secreção vaginal desregulada;
  • Sangramento vaginal intenso e seguido (este pode se manifestar após relação sexual).

COMO SE PREVENIR?

Por estar diretamente ligada à possibilidade de infecção pelo Papilomavírus Humano, popularmente conhecido como HPV, proteger-se contra esta doença deve ser um dos métodos de prevenção principais.

Além do preservativo, que previne de maneira parcial o contágio, a vacinação contra o HPV é necessária.

O Ministério da Saúde assegura por meio de calendário oficial a imunização de meninas entre 9 e 14 anos.

Vale lembrar que além da vacinação, o exame de papanicolau é também indicado como método de prevenção.

COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO?

Há algumas formas de se identificar, principalmente de maneira precoce, o câncer de colo de útero. Dentre as alternativas mais comuns está o exame de papanicolau.

Dependendo do quadro do paciente, ou em casos inconclusivos, são aplicados outros métodos como: biópsia, colposcopia e exame pélvico.

COMO É FEITO O TRATAMENTO DO CÂNCER?

Semelhante a outros tipos de câncer, a doença de colo de útero tem o tratamento definido com base na avaliação médica.

De acordo com o estágio da doença e o estado de saúde do paciente podem ser adotadas alternativas como:

  • Quimioterapia;
  • Cirurgia;
  • Radioterapia.

COMO MINHA EMPRESA PODE ADERIR AO MOVIMENTO?

As empresas têm um papel social muito importante no incentivo às campanhas de conscientização. Conscientizar os colaboradores é uma ação que irá aumentar os cuidados com a prevenção das mulheres, além de fazer com que as funcionárias sintam-se percebidas e valorizadas.

Disponibilize na sua Intranet materiais com orientações a respeito da conscientização e combate ao Câncer de Colo de Útero ou mesmo contrate palestrantes para que discorrem a respeito do assunto, com abordagens que incentivem as boas práticas de prevenção. Tais palestras poderão ocorrer de maneira presencial ou mesmo online.

Na Intranet MMCafé você conseguirá armazenar materiais em diferentes formatos. Disponibilize PDFs, imagens, vídeos, áudios, arquivos e documentos para melhor orientar os colaboradores a respeito da campanha Março Lilás.

AÇÕES DE ENDOMARKETING PARA O MARÇO LILÁS

Ilumine a entrada da empresa com a cor lilás ou adicione um banner temático no local de maior destaque, por onde a maior parte dos colaboradores circulam;

Ofereça uma consulta de check up ginecológico em parceria com o plano de saúde ou outras operadoras, com a possibilidade de exames como ultrassonografia ou Papanicolau;

Promova o Lilás Day – data em que todos os colaboradores vestem a cor lilás. É possível fazer essa ação mesmo em Home Office, incentivando que os funcionários utilizem vestimentas dessa cor em uma data pré estabelecida;

Tematize a sua Intranet: customize banners e templates na cor lilás, vestindo a plataforma de comunicação interna da sua empresa com a campanha Março Lilás;

Brindes personalizados: presenteie as colaboradoras com itens que remetam ao autocuidado, tematizados com frases relacionadas ao Março Lilás e pequenos lembretes para que a mulher possa se prevenir;

Balões surpresa: encha de ar bexigas lilás e insira dentro de cada uma delas frases de prevenção, para que as colaboradoras sintam o ambiente decorado e também possam participar de uma dinâmica estourando as bexigas, sendo contempladas com as frases e, por que não, alguns brindes?!

Café da manhã temático: que tal providenciar um momento de união com um café da manhã todo decorado com a cor lilás e frases com orientação para as mulheres em relação a prevenção com a saúde sexual?!

Estas foram algumas dicas de ações de endomarketing que podem ser feitas para sua empresa conscientizar ainda mais os colaboradores a respeito do Março Lilás.

Fique atento para mais conteúdos, disponibilizados em nosso blog semanalmente