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Junho vermelho e junho laranja: 5 Ações de endomarketing para a sua empresa

Veja as principais ações de endormakerting para o Junho vermelho e Junho Laranja para promover o engajamento e a conscientização na sua empresa
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O mês de junho é marcado pelo Junho Vermelho, um movimento criado para envolver governo e conscientizar a população sobre a importância da doação, aumentar os bancos de sangue e assim conseguir doadores regulares. Mas, além do “junho vermelho”, você sabia que em junho também somos convidados a nos conscientizar melhor sobre a anemia e a leucemia? Essa campanha é o Junho Laranja.

Manter os seus colaboradores sempre engajados com campanhas de endomarketing vai muito além do que uma mera formalidade – ela é capaz de conscientizar, trazer luz a problemas contundentes e ajudar a tornar o ambiente de trabalho muito mais inclusivo e respeitoso.

Conheça agora as principais informações sobre as campanhas junho vermelho e junho laranja, seguidas de sugestões de 5 ações de endomarketing para o junho vermelho e junho laranja. Confira como a sua empresa pode aderir às campanhas de conscientização.

SOBRE O JUNHO VERMELHO

Dentro da campanha do Junho Vermelho, no dia 14 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue, que tem como objetivo homenagear e agradecer a todos os doadores que ajudam na importante missão de salvar vidas todos os dias.

Você sabia que, segundo dados do Ministério da Saúde atualmente, apenas 1,9% da população brasileira doa sangue? A porcentagem é considerada extremamente baixa. O ideal, segundo o Ministério da Saúde, é que pelo menos 3% da população seja doadora de sangue.

Junho Vermelho
Junho Vermelho E Junho Laranja: 5 Ações De Endomarketing Para A Sua Empresa 9

Todos estamos sujeitos a precisar de uma transfusão de sangue em algum (ou mais de um) momento. E, quando isso acontece, a única saída é contar com a solidariedade humana, pois não há nenhum elemento que substitua o sangue humano.

No artigo sobre Doação de sangue | Guia definitivo reunimos os pontos mais importantes para apoiar a sua empresa a se tornar embaixadora desta iniciativa e incentivar seus colaboradores. Ao final do artigo listamos ações de endomarketing para o junho vermelho e junho laranja.

SOBRE O JUNHO LARANJA

A campanha Junho Laranja é dedicada à conscientização a respeito de cuidados com a saúde do sangue. Ela destaca o combate à anemia e à leucemia e relaciona fatores importantes, como o incentivo à doação de sangue e de medula óssea.

Portanto, a campanha do Junho Laranja visa trazer ao debate público um tema que, em suma, salva a vida de milhares de brasileiros todos os dias. Abaixo, reunimos os pontos mais importantes para apoiar a sua empresa a se tornar embaixadora desta iniciativa de conscientização.

E QUAL É A DIFERENÇA ENTRE ANEMIA E LEUCEMIA?

A anemia é definida pela diminuição da concentração dos glóbulos vermelhos no sangue e indica que algo não está em pleno funcionamento em nosso corpo. Os sintomas incluem fadiga, falta de ar, palpitação, dor de cabeça, entre outros. Para o diagnóstico da anemia é indicada uma avaliação clínica, além de exames de sangue.

Já a leucemia é um dos tumores malignos mais incidentes na população mundial. A doença afeta os glóbulos brancos do sangue, conhecidos como leucócitos, que se multiplicam em número acima do normal. O diagnóstico é feito a partir de um hemograma, que mostrará a contagem das células do sangue.

SINTOMAS DA LEUCEMIA

As leucemias crônicas costumam ser assintomáticas, mas os pacientes podem apresentar aumento do fígado e do baço, aumento dos linfonodos (as chamadas “ínguas”) e, às vezes, emagrecimento repentino ou cansaço constante.

Junho Vermelho
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Já as leucemias agudas são mais agressivas e os pacientes podem desenvolver diversos sintomas ao longo da doença, tais como febre, cansaço, palidez, falta de ar, emagrecimento e suores noturnos. Portanto, é importante ficar sempre atento quando esses sintomas aparecerem e procurar um médico o mais rápido possível.

COMO PODEMOS EVITAR A LEUCEMIA

Infelizmente, as leucemias não são doenças evitáveis, pois até hoje não foram identificados fatores de risco para o desenvolvimento dessas doenças. Sua aparição é sempre uma surpresa para os seus portadores e estar atento quanto aos sintomas o mais cedo possível é a melhor maneira de lidar com a doença.

Entretanto, ter uma vida saudável e um corpo saudável permitem que o tratamento da leucemia seja iniciado, ao passo que pacientes com muitas doenças associadas costumam ter mais dificuldade em receber tal tratamento.

QUAIS OS TRATAMENTOS REALIZADOS PARA COMBATER A DOENÇA

Atualmente, a quimioterapia ainda é bastante utilizada, mas, pouco a pouco, novas maneiras de tratamento têm sido utilizadas ao longo dos últimos anos ou auxiliada por outras classes de remédios, tais com anticorpos monoclonais, imunomoduladores, terapia-alvo genética e imunoterapia.

Em alguns casos, faz-se necessário o transplante alogênico de medula óssea para aumentar as chances de cura. A doação de medula óssea é muito importante, pois esse tratamento é essencial e, muitas vezes, único para muitos pacientes.

Para se cadastrar como doador de medula óssea, basta ter mais de 18 anos e menos de 60, estar em boa saúde e procurar o hemocentro de sua cidade. Para consultar os Hemocentros do Estado de São Paulo clique aqui.

COMO MINHA EMPRESA PODE ADERIR AO MOVIMENTO?

Disponibilize na sua Intranet materiais com orientações a respeito da importância da doação de sangue e os cuidados com a saúde do sangue ou mesmo contrate palestrantes para que discorram a respeito do assunto, com abordagens que incentivem as boas práticas de prevenção. Tais palestras poderão ocorrer de maneira presencial ou mesmo online.

Junho Vermelho
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Na Intranet MMCafé você conseguirá armazenar materiais em diferentes formatos. Disponibilize PDFs, imagens, vídeos, áudios, arquivos e documentos para melhor orientar os colaboradores a respeito das campanhas de saúde.

5 AÇÕES DE ENDOMARKETING PARA O JUNHO VERMELHO E/OU JUNHO LARANJA

As empresas têm um papel social muito importante no incentivo às campanhas, tanto na doação de sangue com o junho vermelho e na conscientização com o junho laranja. Conscientizar os colaboradores é uma ação que irá aumentar os cuidados com a prevenção, além de fazer com que os funcionários se sintam percebidos e valorizados.

A seguir, listamos algumas ações de endomarketing para o junho vermelho e junho laranja e garantir que a sua empresa, através dessas ideias, desenvolva o que é necessário para criar uma boa campanha de engajamento e que seja capaz de unificar sua equipe em prol dessa missão tão importante. São elas:

Veja também: O que é o endomarketing e como ela pode ser útil para a sua empresa

Decore a sua empresa e a intranet

As campanhas de meses especiais geralmente possui a característica de se identificar através das cores, o que facilita na hora de decorar a sua intranet e o ambiente de trabalho. As cores são uma importante ferramenta para identificação direta com a campanha do junho vermelho e amarelo e contribui para reforçar a ideia na mente dos colaboradores.

Você pode utilizar bexigas, adesivos, cartazes, entre outros e decorar tanto os ambientes de trabalho como locais específicos – o hall de entrada, por exemplo. Além disso, é possível adequar a sua intranet ao utilizar as cores do mês e inserir alguns banners sobre o tema.

Palestras e Treinamentos

Outra importante forma de se promover o Junho Vermelho e Laranja na sua empresa é através das apalestras. Elas ainda são uma das melhores maneira de informar os seus colaboradores e trazer à luz sobre o tema da conscientização, seja para o junho vermelho ou para o junho laranja.

Se você contar com profissionais capacitados na sua empresa, eles mesmos poderão realizar tais ações, mas é interessante também convidar outros especialistas para contribuírem com o tema.

Vale lembrar que, mesmo com a pandemia, é possível realizar esse bate papo de maneira virtual, conscientizar seus colaboradores e mantê-los seguros neste momento delicado.

Kit para palestras

Por conta da pandemia, muitas empresas foram fechadas e se adequaram a funcionar apenas no formato home office. Por essa razão, você já pensou em enviar um Kit para seus colaboradores assistirem palestras online?!

Uma boa maneira de se promover a campanha do Junho Vermelho e Laranja é por meio dos planfetos informativos. Você pode enviar um panfleto informativo sobre o assunto, lápis, caneta, caderno ou bloco de anotações, além de um ímã ou broche com o tema a ser trabalhado.

Balões surpresa

Se a sua empresa já recebe seus colaboradores, você pode decorar os espaços com bexigas vermelhas ou laranja, o que ajuda a reforçar as cores do Junho Vermelho e Laranja e gerar a identificação do colaborador ao mesmo tempo.

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Para isso, insira dentro de cada uma delas frases de incentivo a doação de sangue ou de cuidados da saúde, para que os colaboradores sintam o ambiente decorado e também possam participar de uma dinâmica ao estourarem as bexiga contempladas com as frases e, por que não, alguns brindes?!

Café da manhã temático

A última (mas não menos importante) é criar um café da manhã com o tema das campanhas do junho vermelho e amarelo. Não há nada mais prazeroso do que tomar um bom café da manhã, ainda mais na presença de colegas e amigos.

Portanto, providenciar um momento de união com um café da manhã todo decorado com as cores do mês de junho e frases com orientação para os colaboradores em relação à importância da doação de sangue e dos cuidados da saúde do sangue é essencial e garantirá o engajamento necessário para conscientizar todos os colaboradores do seu time.

Descubra: +3 formas de usar o endomarketing na sua empresa

A MMCafé e o seu papel na criação de um bom endomarketing

Quando o assunto é doação de sangue, ninguém está livre de precisar de uma transfusão. E, quando isso acontece, a única saída é contar com a solidariedade humana, pois não há nenhum substituto para o sangue. Cuide também da saúde do seu sangue e promova em sua organização a conscientização do Junho Vermelho e Laranja.

Com a intranet campeã da MMCafé, você terá as ferramentas necessárias para implantar uma plataforma de comunicação interna e tornar a comunicação com seus colaboradores ainda mais eficiente.

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Para isso, a plataforma de comunicação interna da MMCafé conta com mais de 100 funcionalidades, módulos exclusivos, serviços de atendimento e tudo isso em uma intranet 100% personalizável, para atender exatamente a demanda que a sua empresa precisa. Algumas dessas ferramentas são:

  • Fluxo de Atendimento: automatize todo o processo de atendimento interno dos seus colaboradores com um sistema que conecta a sua demanda com o setor da empresa capaz de resolvê-lo;
  • Mural: transmita informações relevantes e novidades de maneira direta e simples para todos os colaboradores com publicações em texto, imagens, vídeos e etc;
  • Chat: encaminhe, comunique e troque mensagens com toda a sua equipe, tanto individualmente quanto em um único grupo. Pelo aplicativo do Chat, é possível se comunicar com os colaboradores até mesmo fora do ambiente de trabalho;
  • Dashboard: tenha todas as informações de uso da sua plataforma organizados e prontos para auxiliar a gestão da sua empresa, como número de páginas visitadas, quem visitou determinada página ou mensagem, quais os usuários online, etc;
  • Versionamento: registre e acompanhe o desenvolvimento da sua plataforma com uma ferramenta que marca cada versão do sistema de maneira gradual e intuitiva. Também é possível ver as alterações de todas as versões anteriores, ver quem alterou, o que alterou e retornar para qualquer versão a qualquer momento.

Através de uma boa ferramenta, é possível criar uma grande obra. A MMCafé existe para cumprir com essa missão – fornecer os meios necessários para que a sua empresa seja capaz de unificar a comunicação interna, otimizar o tempo e indicadores de performance e aumentar ainda mais a produtividade de toda a sua equipe e empresa.

Venha fazer parte da nossa plataforma!

A MMCafé está presente no mercado de plataformas de comunicação interna há mais de 20 anos e o seu objetivo desde a sua fundação até os dias de hoje continua o mesmo: tornar a sua vida muito mais simples.

Para cumprir com a nossa missão, pensamos em cada detalhe na hora de construir as nossas ferramentas e em como elas podem (e vão) estar sempre presentes no dia a dia da gestão da sua empresa e na vida dos seus colaboradores.

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Portanto, venha fazer parte da nossa intranet e se una aos mais de 200 cases de sucesso em todo o Brasil que já adotaram a nossa plataforma e transformaram para sempre a comunicação interna da sua equipe. Solicite uma demonstração agora mesmo!


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