5 Ações de endomarketing para o junho vermelho e junho laranja

Conscientize e engaje seus colaboradores com as 5 ações de endomarketing para o junho vermelho e junho laranja.

Conheça as principais informações sobre as campanhas junho vermelho e junho laranja, seguidas de sugestões de 5 ações de endomarketing para o junho vermelho e junho laranja. Confira como a sua empresa pode aderir às campanhas de conscientização.

O mês de junho é marcado pelo Junho Vermelho, um movimento criado para envolver governo e conscientizar a população sobre a importância da doação, aumentar os bancos de sangue e assim conseguir doadores regulares. Mas, além do “junho vermelho”, você sabia que em junho também somos convidados a nos conscientizar melhor sobre a anemia e a leucemia? Essa campanha é o Junho Laranja.

SOBRE O JUNHO VERMELHO

Dentro da campanha do Junho Vermelho, no dia 14 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue, que tem como objetivo homenagear e agradecer a todos os doadores que ajudam a salvar vidas diariamente.

Você sabia que, segundo dados do Ministério da Saúde atualmente, apenas 1,9% da população brasileira doa sangue? O ideal é que 3% da população seja doadora.

Pois é, e todos estamos sujeitos a precisar de uma transfusão de sangue em algum (ou mais de um) momento. E, quando isso acontece, a única saída é contar com a solidariedade humana, pois não há nenhum elemento que substitua o sangue humano.

doacao de sangue mmcafe
Ações de endomarketing para o junho vermelho e junho laranja.

Em nosso artigo sobre Doação de sangue | Guia definitivo reunimos os pontos mais importantes para apoiar a sua empresa a se tornar embaixadora desta iniciativa, incentivando seus colaboradores. Ao final do artigo listamos ações de endomarketing para o junho vermelho e junho laranja.

SOBRE O JUNHO LARANJA

A campanha Junho Laranja é dedicada à conscientização a respeito de cuidados com a saúde do sangue.

Ela destaca o combate à anemia e à leucemia e relaciona fatores importantes, como o incentivo à doação de sangue e de medula óssea.

Abaixo reunimos os pontos mais importantes para apoiar a sua empresa a se tornar embaixadora desta iniciativa de conscientização.

endomarketing junho vermelho e junho laranja
Ações de endomarketing para o junho vermelho e junho laranja.

 E QUAL É A DIFERENÇA ENTRE ANEMIA E LEUCEMIA?

  • A anemia é definida pela diminuição da concentração dos glóbulos vermelhos no sangue e indica que algo não está funcionando bem em nosso corpo.

Os sintomas incluem fadiga, falta de ar, palpitação, dor de cabeça, entre outros. Para o diagnóstico da anemia é indicada uma avaliação clínica, além de exames de sangue.

  • Já a leucemia é um dos tumores malignos mais incidentes na população mundial.

A doença afeta os glóbulos brancos do sangue, conhecidos como leucócitos, que se multiplicam em número acima do normal. O diagnóstico é feito a partir de um hemograma, que mostrará a contagem das células do sangue.

Não deixe de conferir as ações de endomarketing para o junho vermelho e junho laranja.

SINTOMAS DA LEUCEMIA

As leucemias crônicas costumam ser assintomáticas, mas os pacientes podem apresentar aumento do fígado e do baço, aumento dos linfonodos (as chamadas “ínguas”) e, às vezes, emagrecimento ou cansaço.

Já as leucemias agudas são mais agressivas e os pacientes podem ter diversos sintomas, tais como febre, cansaço, palidez, falta de ar, emagrecimento e suores noturnos.

COMO PODEMOS EVITAR A LEUCEMIA

Infelizmente, as leucemias não são doenças evitáveis, pois até hoje não foram identificados fatores de risco para o desenvolvimento dessas doenças.

Entretanto, ter uma vida saudável e um corpo saudável permitem que o tratamento da leucemia seja iniciado, ao passo que pacientes com muitas doenças associadas costumam ter mais dificuldade em receber tal tratamento.

QUAIS OS TRATAMENTOS REALIZADOS PARA COMBATER A DOENÇA

Atualmente, a quimioterapia ainda é bastante utilizada, mas, pouco a pouco, vem sendo ou substituída, ou auxiliada por outras classes de remédios, tais com anticorpos monoclonais, imunomoduladores, terapia-alvo genética e imunoterapia.

Em alguns casos, faz-se necessário o transplante alogênico de medula óssea para aumentar as chances de cura. A doação de medula óssea é muito importante, pois esse tratamento é essencial e, muitas vezes, único para muitos pacientes.

COMO POSSO DOAR MEDULA ÓSSEA?

Para se cadastrar como doador de medula óssea, basta ter mais de 18 anos e menos de 60, estar em boa saúde e procurar o hemocentro de sua cidade.
Para consultar os Hemocentros do Estado de São Paulo clique aqui.

ENDOMARKETING PARA O JUNHO VERMELHO E JUNHO LARANJA

COMO MINHA EMPRESA PODE ADERIR AO MOVIMENTO?

As empresas têm um papel social muito importante no incentivo às campanhas, tanto na doação de sangue com o junho vermelho e na consientização com o junho laranja.  Continue a leitura e confira ações de endomarketing para o junho vermelho e junho laranja.

Conscientizar os colaboradores é uma ação que irá aumentar os cuidados com a prevenção, além de fazer com que os funcionários se sintam percebidos e valorizados.

Disponibilize na sua Intranet materiais com orientações a respeito da importância da doação de sangue e os cuidados com a saúde do sangue ou mesmo contrate palestrantes para que discorram a respeito do assunto, com abordagens que incentivem as boas práticas de prevenção. Tais palestras poderão ocorrer de maneira presencial ou mesmo online.

Na Intranet MMCafé você conseguirá armazenar materiais em diferentes formatos. Disponibilize PDFs, imagens, vídeos, áudios, arquivos e documentos para melhor orientar os colaboradores a respeito das campanhas de saúde.

5 AÇÕES DE ENDOMARKETING PARA O JUNHO VERMELHO E/OU JUNHO LARANJA

A seguir listamos ações de endomarketing para o junho vermelho e junho laranja.

1. Decore a sua empresa e a intranet

As campanhas de meses especiais geralmente tem a característica de cores, o que facilita na hora de decorar a sua intranet e o ambiente de trabalho.

Você pode utilizar bexigas, adesivos, cartazes, entre outros e decorar tanto os ambientes de trabalho como locais específicos – o hall de entrada, por exemplo. 

Além disso, é possível adequar a sua intranet utilizando as cores do mês e inserindo alguns banners sobre o tema.

2. Palestras e Treinamentos

As palestras ainda são uma das melhores formas de informar os seus colaboradores sobre conscientização, seja para o junho vermelho ou junho laranja.

Se você contar com profissionais capacitados na sua empresa, eles mesmos poderão realizar tais ações, mas é interessante também convidar outros especialistas para contribuírem com o tema.

Vale lembrar que, mesmo com a pandemia, é possível realizar esse bate papo de maneira virtual, conscientizando seus colaboradores e mantendo-os seguros neste momento delicado.

3.Kit para palestras

Por conta da pandemia, muitas empresas estão fechadas, trabalhando apenas no formato home office. Por essa razão, você já pensou em enviar um Kit para seus colaboradores assistirem palestras online?!

Você pode enviar um panfleto informativo sobre o assunto, lápis, caneta, caderno ou bloco de anotações, além de um ímã ou broche com o tema a ser trabalhado.

4. Balões surpresa

Se a sua empresa já está recebendo seus colaboradores, você pode decorar os espaços com bexigas vermelhas ou laranja e insira dentro de cada uma delas frases de incentivo a doação de sangue ou de cuidados da saúde, para que os colaboradores sintam o ambiente decorado e também possam participar de uma dinâmica estourando as bexigas, sendo contempladas com as frases e, por que não, alguns brindes?!

5.Café da manhã temático

Que tal providenciar um momento de união com um café da manhã todo decorado com as cores do mês de junho e frases com orientação para os colaboradores em relação à importância da doação de sangue e dos cuidados da saúde do sangue?!

Essas foram as nossas dicas de endomarketing para o junho vermelho e junho laranja.

Quando o assunto é doação de sangue, ninguém está livre de precisar de uma transfusão. E, quando isso acontece, a única saída é contar com a solidariedade humana, pois não há nenhum substituto para o sangue. Cuide também da saúde do seu sangue e promova em sua organização essa conscientização. 

Implante uma plataforma de comunicação interna para tornar a comunicação com seus colaboradores cada vez mais eficiente.

Fale com nossos especialistas, caso queira conhecer a nossa plataforma premiada por 2 vezes como a melhor Intranet do Brasil.


RECEBA NOSSAS NOVIDADES!
Estamos esperando o seu contato, digite abaixo o seu e-mail.
Nome(Requirido)
Consentir