Skip to main content

3 dicas de uso de formulários em celulares e tablets

A melhor forma para se realizar pesquisas corporativas é por meio do uso de formulários em celulares e tablets, uma vez que as pesquisas devem ser realizadas com frequência para poder coletar dados de suma importância. 

O uso de formulários impressos acabam atrapalhando, pelo fato que assim que se tornam obsoletos, eles são descartados e todo o investimento que a companhia fez nele acaba sendo jogado na lata de lixo.

Por que descartar o uso de formulários físicos?

Já faz algum tempo que as empresas vêm descartando o uso de formulários físicos e estão se voltando para o futuro, pensando em utilizar os EForms (Formulários Eletrônicos) por meio de smartphones e tablets.

uso de formulários
Reprodução: Unsplash

Para se adquirir uma melhor visão das vantagens que esse material digital pode te entregar, ao decorrer dessa primeira parte do artigo, você verá vantagens para a utilização de formulários digitais:

Mobilidade

Veja bem, é irrefutável a ideia de que o uso de formulários em celulares e smartphones possibilitam uma maior mobilidade para o pesquisador em questão, uma vez que as empresas pedem pela necessidade dos colaboradores estarem próximos de um local onde possam retirar novos formulários impressos.

Com os formulários em celulares e tablets, se torna possível percorrer trajetos maiores, permitindo dessa forma a ampliação da área de atuação do indivíduo.

Coleta de dados mais aprofundados

Material impresso é limitado. O uso de formulários físicos simplesmente limitam a informação que podem ser captados, e as perguntas e respostas acabam sendo resumidas, não há o que possa ser feito sobre essa realidade.

Com o uso de formulários em celulares e smartphones, se torna possível captar além das respostas escritas tradicionais, outros tipos de mídia que podem contribuir para a resposta dos entrevistados, como: vídeos, áudios, fotos, entre outros.

Amplitude

As facilitações geradas pelo uso de formulários em celulares e tablets, acaba proporcionando um maior número de pessoas entrevistadas, uma vez que o indivíduo em questão não precisa mais carregar consigo os formulários físicos.

Dessa forma, se torna possível a captação de um resultado mais preciso e fiel com a realidade, algo que não ocorreria com formulários impressos, por conta de todas as limitações que esses trazem consigo.

Pesquisa

É lastimável o quanto documentos e dados impressos não têm pesquisa facilitada. O armazenamento de dados físicos, ainda que dispostos da melhor maneira possível, acabam por resultar em perda de tempo útil de trabalho e espaço, já que a pesquisa requere certo gasto energético.

Os arquivos digitais, pelo contrário, podem ser armazenados de maneira simples em nuvens ou bancos de dados de intranets. Com alguma ferramenta de busca, o cliente pode encontrar aquilo que deseja sem a menor complicação, apenas com uma palavra-chave.

Dicas para o uso de formulários digitais

É importante ter bastante planejamento antes de iniciar o uso de formulários digitais. Por exemplo, é importante ter em mente que quanto menor for o formulário, maior será a chance desse ser preenchido.

2017 07 28 08 22 45 550x367 1
Reprodução: PixNio

Evidente que com mais informações, seria possível traçar um perfil ainda mais preciso do cliente, usuário ou entrevista em questão. No entanto, um formulário grande possivelmente assustaria o indivíduo fosse respondê-lo.

Nesse trecho final do artigo, você verá algumas dicas para usar com maior eficácia os formulários de celulares e tablets.

Objetividade

É interessante que se crie um formulário simples, conciso e objetivo, mesmo que não se pergunte tudo que fosse do seu interesse, o indivíduo que vai preencher esse formulário de celulares e tablets, poderia facilmente ficar assustado com o tamanho dele.

Tanto por questões de estética, quanto de praticidade, é aconselhável que as perguntas presentes no formulário sejam curtas e diretas. Assim, o usuário poderá ter melhor visualização por dispositivos móveis, e também responderá o questionamento de forma direta e clara.

Autopreenchimento

Uma tática que pode auxiliar na aquisição de um novo cliente por meio do uso de formulários de celulares e tablets, é a permissão de uso da ferramenta de autopreenchimento, menos quando estamos falando de dados sigilosos que possam incluir o número do cartão de crédito ou coisa do gênero.

No final de tudo, apesar de parecer uma atitude pequena, ela pode acabar sendo o grande diferencial que fará o cliente ser conquistado.

Saiba como otimizar o atendimento ao cliente da sua empresa!

Sugestão automática

Outra forma de facilitar o processo de preenchimento do formulário, é a tática de sugestão automática com AJAX (Asynchronous JavaScript e XML), de forma curta, seria o uso do objeto XMLHttpRequest para se comunicar com scripts do lado do servidor. 

Esse script permite tanto o envio e recebimento de informações em uma extensa variedade mídias, incluindo JSON, XML, HTML, e até mesmo os clássicos arquivos de texto. Através dessa ferramenta, é possível sugerir uma opção de escrita quando o usuário começa a digitar, dessa forma, agilizando o processo de preenchimento.

Como a MMCafé pode te ajudar?

A MMCafé além de te oferecer uma base de conhecimento, também te dará suporte durante todo o processo de aprendizagem para o uso de suas ferramentas.

Reproducao TotalJobs 1
Reprodução :TotalJobs 1

O software de comunicação interna da MMCafé foi eleito o melhor do Brasil por dois anos consecutivos, além da nossa empresa também contar com diversas  cases de sucesso para representar nosso sucesso. 

Única nas suas mais de 100 funcionalidades, a plataforma da MMCafé vem com o objetivo de revolucionar o atendimento ao cliente da sua empresa e entrega um serviço de qualidade que mudará por completo o funcionamento de sua companhia, lançando-a em direção ao sucesso!

Busca Poderosa

No quesito organização, a MMCafé com certeza está em primeiro lugar. A Busca Poderosa é uma ferramenta de busca indexada que possibilita ao cliente realizar a pesquisa de um item em vários formatos de arquivos diferenciados.

Dessa maneira, é possível acessar sem dificuldade alguma a resposta de um funcionário “X”, sem precisar procurar a mesma resposta numa pilha de papéis guardados na gaveta. Com isso, é possível ter uma grande economia de espaço, período útil de trabalho, e dinheiro.

Acha que a MMCafé pode te ajudar? Então vem dar uma olhadinha nas ferramentas que ela pode te oferecer e solicite uma demonstração gratuita!

RECEBA NOSSAS NOVIDADES!
Estamos esperando o seu contato, digite abaixo o seu e-mail.
[gravityform id=”6″ title=”false” description=”false” ajax=”true” tabindex=”49″ field_values=”check=First Choice,Second Choice”]