Saiba no que a Gamificação pode te ajudar
Conheça Plataforma de Gamificação MMCafé
O universo dos jogos é uma realidade para milhões de pessoas em todo o mundo. E isso não acontece à toa: os games possuem a capacidade de estimular o engajamento, estudar a plataforma, criar estratégias, organizar o tempo e se tornar cada vez melhor.
O poder da lógica dos games está concentrado em sua estrutura. Seu sistema baseado em recompensas obtidas através da competição estimula a energia necessária para capacitar os jogadores e deixá-los ainda mais interessados em vencer no jogo.
A gamificação é isso: utilizar essa mesma estrutura para engajar os colaboradores, evitar o retrabalho, organizar a comunicação interna, excitar a criatividade para resolver problemas e demais outras atividades.
Como a gamificação funciona na prática
Como dito anteriormente, a gamificação é o ato de transformar a lógica e estrutura de algo semelhante ao do universo dos jogos. Portanto, quando a ideia da gamificação é transportada ao mundo corporativo, o objetivo é otimizar os processos internos, principalmente no sentido de capacitar os colaboradores.
Um bom exemplo de gamificação nas empresas é o de estabelecer metas semanais com recompensas para quem batê-las no prazo determinado. Dessa forma, o colaborador é incentivado a estudar ainda mais sobre a empresa dentro da plataforma da intranet e chegar mais rápido no objetivo e receber o seu prêmio.
Os prêmios de um sistema de gamificação são a chave para estimular o engajamento da equipe em busca de cumprir com as metas. Recompensas como medalhas exclusivas, pontuações no ranking e outras premiações virtuais são capazes de estimular o sentimento de gratificação e contribui na hora de gerar o engajamento necessário.
Otimização dos processos internos
É claro que o módulo de gamificação contribui diretamente na hora de aumentar a capacidade da empresa no que diz respeito aos processos internos e índices de performance.
Isso ocorre porque a própria estrutura competitiva da gamificação cria na mente do colaborador o sentimento de superação ao exibir, de maneira objetiva, metas e prazos que ele precisa superar para atingir com os objetivos da empresa.
Deste modo, toda a equipe se torna uma máquina: todos os colaboradores trabalham juntos, pesquisam pela plataforma, aperfeiçoam seus métodos e otimizam seu tempo e sua produtividade com o único propósito de atingir uma meta real.
É isso que torna o módulo de gamificação tão interessante: ter uma recompensa objetiva, clara e nítida, com metas objetivas e transparentes ajuda a elucidar a mente do colaborador. Como o objetivo é nítido, ele entende qual o caminho deve seguir para alcançá-lo e consegue fazer isso de uma forma muito mais otimizada.
A lógica dos jogos com o módulo de gamificação
Quando alguém joga sozinho, não há parâmetros para se guiar: sem um objetivo claro, o jogador não sabe de onde deve partir, como ele deve se superar e qual é a meta que ele precisa bater. Jogar sozinho é como tentar enxergar no escuro.
Porém, quando os colaboradores trabalham juntos, a gamificação se torna a luz em meio a escuridão: estão todos unificados, e cumprir com os objetivos é a tarefa principal da equipe. Todos querem vencer, e conseguir sintetizar essa energia e força de vontade é o grande mérito deste módulo.
Com a gamificação nas empresas, a história é diferente: Todos os colaboradores estão juntos e bater as metas é o objetivo principal de toda a equipe. Com recompensas e premiações à espera, a criatividade é estimulada e todos eles buscam formas de subirem no ranking e adquirir os prêmios que eles merecem.
Gamificar uma empresa é muito mais do que apenas uma formalidade moderna: É transformar a comunicação interna, unificá-la em torno de um propósito e tornar prático a maneira como o trabalho é feito. Gamificar é otimizar.