Outubro rosa e as principais ações de endomarketing para aplicar na sua empresa

Outubro rosa e as principais ações de endomarketing para aplicar na sua empresa

Escrito por Bruna Peres

Se pensarmos em termos estatísticos, podemos afirmar que o câncer é a doença crônica mais curável atualmente. Cerca de 50% dos casos, nos países desenvolvidos, são curados. No Brasil estima-se que este número seja menor, devido ao fato de que os diagnósticos são feitos bem mais tardiamente.

Fonte: http://www.oncoguia.org.br/conteudo/cancer-tem-cura/81/1/#:~:text=Se%20pensarmos%20em%20termos%20estat%C3%ADsticos,s%C3%A3o%20feitos%20bem%20mais%20tardiamente.

Mesmo assim, o câncer ainda é a segunda maior causa de mortes, sendo o câncer da mama atualmente o tipo que mais mata mulheres em todo o mundo. Segundo pesquisas, uma em cada oito poderá desenvolver essa doença ao longo da vida. E com os exames de prevenção, o número de casos solucionados tende a aumentar cada vez mais nos próximos anos.

Considerando essas questões, surgiu o movimento Outubro Rosa, que visa conscientizar mais e mais mulheres a respeito dos cuidados que podem (e devem!) ter, já que quanto mais precoce for o diagnóstico a respeito dessa doença, maiores são as chances de cura.

OUTUBRO ROSA – O QUE É?

Campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar a sociedade, principalmente as mulheres, sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

COMO SURGIU?

O movimento começou nos Estados Unidos, com alguns estados realizando ações isoladas referentes à mamografia no mês de outubro. O laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura em Nova York, em 1990, ação que aliás continua acontecendo anualmente desde então.

No Brasil, a primeira iniciativa foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista – o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo/SP, em 02 de outubro de 2002.

FATORES DE RISCO PARA O CÂNCER DE MAMA

  •  Hábitos de vida não saudáveis: ingestão de bebidas alcoólicas, sedentarismo, ter sobrepeso, fumar, etc;
  • Menstruação precoce (antes dos 12 anos) e menopausa tardia (após 55 anos);
  • Uso de contraceptivos com altas doses hormonais, por período prolongado;
  • Nuliparidade (não ter filhos);
  • Primeira gravidez após os 30 anos de idade;
  • Predisposição genética.

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS CUIDADOS QUE AS MULHERES PRECISAM TER?

  • Toda mulher deve realizar o auto exame das mamas, podendo ser no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano;
  • Exame clínico anual das mamas para mulheres de 40 a 49 anos, por profissional da saúde especializado. Em caso de achados anormais, mamografia deverá ser prescrita;
  • Mulheres de 50 a 69 anos devem realizar mamografia a cada dois anos (quando não há sintomas).

COMO É O AUTOEXAME A SER REALIZADO PELA MULHER?

Imagem: site Oncominas.med.br

COMO MINHA EMPRESA PODE ADERIR AO MOVIMENTO?

As empresas têm um papel social muito importante no incentivo às campanhas de Outubro Rosa. Conscientizar os colaboradores é uma ação que irá aumentar os cuidados com a prevenção das mulheres, além de fazer com que as funcionárias sintam-se percebidas e valorizadas.

Disponibilize na sua Intranet materiais com orientações a respeito da prevenção contra o câncer de mama ou mesmo contrate palestrantes para que discorram a respeito do assunto, com abordagens que incentivem as boas práticas de prevenção. Tais palestras poderão ocorrer de maneira presencial ou mesmo online.

Na Intranet MMCafé você conseguirá armazenar materiais em diferentes formatos. Disponibilize PDFs, imagens, vídeos, áudios, arquivos e documentos para melhor orientar os colaboradores a respeito da campanha Outubro Rosa.

AÇÕES DE ENDOMARKETING PARA O OUTUBRO ROSA

– Ilumine a entrada da empresa com a cor rosa ou adicione um banner temático no local de maior destaque, por onde a maior parte dos colaboradores circulam;

– Ofereça uma consulta de check up ginecológico, em parceria com o plano de saúde ou outras operadoras, com a possibilidade de fazer exames como ultrassonografia ou Papanicolau;

– Promova o Pink Day – data em que todos os colaboradores vestem a cor rosa. É possível fazer essa ação mesmo em Home Office, incentivando que os funcionários utilizem vestimentas dessa cor em uma data pré combinada;

– Tematize a sua Intranet: customize banners e templates na cor rosa, vestindo a plataforma de comunicação interna da sua empresa com a campanha Outubro Rosa;

– Brindes personalizados: presenteie as colaboradoras com itens que remetam ao autocuidado, tematizados com frases relacionadas ao Outubro Rosa e pequenos lembretes para que a mulher cuide de sua saúde;

– Balões surpresa: encha de ar bexigas rosas e insira dentro de cada uma delas frases de autocuidado, para que as colaboradoras sintam o ambiente decorado e também possam participar de uma dinâmica estourando as bexigas, sendo contempladas com as frases e, por que não, alguns brindes?!

– Café da manhã temático: que tal providenciar um momento de união com um café da manhã todo decorado com a cor rosa e frases com orientação para as mulheres em relação ao autocuidado com a saúde?!

Estas foram algumas dicas de ações de endomarketing que podem ser feitas para sua empresa conscientizar ainda mais os colaboradores a respeito do Outubro Rosa.

Fique atento para mais conteúdos, disponibilizados em nosso blog semanalmente.