Novembro Azul e as principais ações de Endomarketing para as empresas

Novembro Azul e as principais ações de Endomarketing para as empresas

Novembro é mês da campanha pela conscientização sobre o câncer de próstata. Vença o preconceito e aumente as chances do diagnóstico precoce

Escrito por Thiago Andrade

O mês de novembro é voltado para a conscientização sobre o câncer de próstata. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é a segunda principal causa de morte por câncer, fazendo uma vítima fatal a cada 42 homens. No Brasil, aproximadamente 3 milhões vivem com essa doença.

O preconceito é um dos principais vilões que prejudicam o diagnóstico precoce deste tipo de câncer, umas vez que para descobri-lo é necessário o toque retal, um exame ainda cercado de polêmicas com muitos homens relutando em realizá-lo, em função do preconceito. 

Um dos objetivos do Novembro Azul é justamente quebrar tabus como esses e conscientizar a população masculina de que os cuidados com a saúde devem ser colocados acima dessas barreiras.

SOBRE O NOVEMBRO AZUL

O movimento Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina. 

Em 2011, a campanha Novembro Azul foi lançada no Brasil  pelo LAL (Instituto Lado a Lado pela Vida) no país, para conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

O objetivo do movimento é poder alertar os homens (principalmente os com mais de 50 anos) que realizem o exame de toque retal, ou PSA, importantíssimos na luta contra o câncer.

O exame é indolor, rápido e é a forma mais eficaz de preservar a saúde dos homens nestes casos, pois quanto mais cedo o diagnóstico for obtido, maiores são as chances de cura.

FATORES DE RISCO

  • Histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;
  • Homens negros são mais suscetíveis;
  • Obesidade;
  • Sedentarismo.

EXAMES

A análise da próstata é feita pela dosagem do PSA no sangue juntamente com o exame de toque. “Um exame não exclui o outro, visto que é possível ter PSA aumentado e não ter a doença ou tê-lo normal e ter a doença.

Quer saber mais sobre o câncer de próstata? acesse o site do Instituto Lado a Lado pela Vida e saiba mais sobre a doença.

COMO MINHA EMPRESA PODE ADERIR AO MOVIMENTO?

A conscientização é o maior objetivo promovido pelo Novembro Azul dentro das empresas. Com a campanha, você estimula o conhecimento da causa, educa os colaboradores sobre exames e tratamento, e também reforça a adesão para uma causa mundialmente conhecida.

Disponibilize na sua Intranet materiais com orientações a respeito do diagnóstico precoce contra o câncer de próstata ou mesmo contrate palestrantes para que discorram a respeito do assunto, com abordagens que incentivem as boas práticas de prevenção. Tais palestras poderão ocorrer de maneira presencial ou mesmo online.

Na Intranet MMCafé você conseguirá armazenar materiais em diferentes formatos. Disponibilize PDFs, imagens, vídeos, áudios, arquivos e documentos para melhor orientar os colaboradores a respeito da campanha Novembro Azul.

AÇÕES DE ENDOMARKETING PARA O NOVEMBRO AZUL

  • MATERIAIS DE CONHECIMENTO: Publique na sua intranet materiais para seus colaboradores com informações básicas sobre o câncer de próstata e da campanha Novembro Azul. 

Aproveite e entregue um laço azul, símbolo da campanha, para todos usarem nas camisetas, bolsas e afins.

  • PALESTRA COM PROFISSIONAL: Convide um profissional da área da saúde para falar sobre o câncer de próstata aos colaboradores. Você pode optar também em abordar o tema de um modo mais descontraído, escolhendo um profissional da comédia para realizar um stand-up com a temática Novembro Azul na empresa.  

O mesmo conteúdo pode ser apresentado também através de uma videoconferência, no caso de os colaboradores estarem trabalhando remotamente.

  • TEMATIZE A SUA INTRANET: Customize banners e templates na cor azul, vestindo a plataforma de comunicação interna da sua empresa com a campanha Novembro Azul.
  • CAFÉ TEMÁTICO: Promover um café da manhã ou lanche da tarde para reforçar a importância do Novembro Azul na empresa também pode ser uma forma criativa de trabalhar com essa campanha de Endomarketing.
    Durante o isolamento social, causado pela pandemia do Covid-19, uma solução que pode ser adotada é encaminhar para a casa de seus colaboradores kits de festa para o Novembro Azul contendo balões azuis, guloseimas e um bigodinho no palito, por exemplo.

  • EVENTOS ESPORTIVOS: Estimule o esporte entre os colaboradores através de atividades físicas em prol do Novembro Azul promovidas pela empresa. Pode ser um passeio de ciclismo, corrida ou até mesmo caminhada com os pets.

Em Home Office, você pode promover uma corrida virtual. Esse recurso funciona assim: o atleta escolhe a prova que quer participar, realiza a sua inscrição e corre a distância desejada no dia e horário que achar melhor. Depois de enviar o comprovante para os organizadores, aguarda o prazo para receber seu kit com a medalha diretamente em casa.

  • DIA AZUL Novembro Azul pode ser trabalhado também com ações que envolvam a vestimenta. Distribua uma versão comemorativa do uniforme em prevenção ao câncer de próstata ou então proponha que, em determinado dia ou semana, os colaboradores que não utilizam uniforme venham trabalhar com alguma peça de roupa azul.

Estas foram algumas dicas de ações de endomarketing que podem ser feitas para sua empresa conscientizar ainda mais os colaboradores a respeito do Novembro Azul.

Fique atento para mais conteúdos, disponibilizados em nosso blog semanalmente.

Fontes:
LAL –  https://www.ladoaladopelavida.org.br/novembro-azul#
Gov SP: https://www.saopaulo.sp.gov.br/novembro-azul
INCA (Instituto do Câncer) https://www.inca.gov.br/en/node/2706
Portal da Urologia: https://portaldaurologia.org.br/publico/novembro-azul/novembro-azul-orienta-sobre-o-cancer-de-prostata/