LGPD – sua intranet está pronta?

LGPD - sua intranet está pronta?

Escrito por Bruna Peres


Após ter sido sancionada, muito se está falando a respeito da Lei Geral de Proteção de Dados. Mas, na prática, o que efetivamente muda? Relacionamos os principais pontos que você precisa saber e novidades que vão beneficiar a sua empresa. Acompanhe a seguir.

Por que preciso dar atenção à LGPD?

A Lei Geral de Proteção de Dados entrou em vigor e traz com ela multas que variam de 2% do faturamento bruto até R$50 milhões (por infração), previstas no caso de descumprimento de qualquer um dos artigos.

Sendo assim, todas as empresas, independente da quantidade de funcionários e seu faturamento, devem estar preparadas, proporcionando assim o cuidado, regulamento e devida preservação dos dados das pessoas.

Uma empresa poderia, por exemplo, ser multada porque um funcionário deixou um formulário com os dados de um candidato não contratado ao alcance de terceiros. Como um currículo normalmente contém dados pessoais (como data de nascimento, gênero, telefone e endereço), deve ser tratado como um documento sigiloso.

 

Imagem: divulgação Google

O que preciso fazer?

O exemplo acima ilustra uma situação de guarda e controle do acesso a informações como ocorre no mundo offline, mas essa é uma necessidade que ocorre no universo digital também. 

Não basta criar sistemas que protegem os dados, também é preciso estabelecer uma cultura de cuidado e respeito com os dados privados coletados, evitando que as informações sejam expostas a terceiros, como outras empresas desconhecidas pelo proprietário destes dados.

Assim, além de adequar o site, extranet e intranet da sua empresa, é importante capacitar e informar a todos sobre a abrangência e cuidados que devem ter com as informações pessoais dos seus clientes e colaboradores.

Outra questão importante é manter o proprietário dos dados informado de forma clara e simples sobre o uso e possível compartilhamento de informações que a sua empresa pode vir a fazer com os seus dados. O “proprietário” deve concordar com este uso, e mesmo assim ele terá direito a:

  • Revogar o seu acesso aos seus dados (direito ao esquecimento);
  • Saber todos os dados que a sua empresa possui sobre ele;
  • Obter estes dados;
  • Saber caso os seus dados tenham “vazado” por algum incidente de segurança, seja física ou digitalmente;
  • Entre outros pontos.

Pensando neste cenário, para auxiliar a sua empresa no processo de adequação à LGPD, a MMCafé implementou uma ferramenta altamente confiável que tem como um de seus objetivos evitar vazamentos ou compartilhamentos indevidos de dados internos. 

Essa plataforma permite a criação de cursos, treinamentos, verificação de procedimentos e é totalmente atualizada em cumprimento à Lei 13.709/18.

Intranet Call Center - Quiz

Na Intranet MMCafé você é colocado no controle dos seus dados e de como eles são utilizados internamente. Os usuários podem, a qualquer momento, solicitar à gestão da plataforma todas as informações que estão guardadas a seu respeito.

Conheça recursos que permitem a troca segura de informações, respeitando as normas da LGPD.

  • Composição personalizada de “Termo de coleta e utilização de dados” e apresentação deste termo aos colaboradores;
  • Armazenamento dos aceites de termos, com riqueza de detalhes a respeito do colaborador e do contexto desses aceites;
  • Versionamento automático dos termos, com reapresentação do mesmo para 100% da base;
  • Variedade de relatórios para que o colaborador tenha ciência de todos os dados que estão sendo armazenados a seu respeito dentro da plataforma;
  • Treinamentos e verificação de aprendizado: conte com a plataforma da MMCafé para treinar seu time a respeito da aplicação da LGPD na sua empresa;

Além disso, a MMCafé tem outras funcionalidades que ajudam a garantir a segurança dos colaboradores e dos dados armazenados na plataforma, como:

  • Coleta de dados seguida de identificação do porquê, para quê, onde serão necessários e se serão (ou com quem serão) compartilhados;
  • Política de Segurança da Informação;
  • Leitura comprovada e aceite de termos: obtenha registros que comprovam o conteúdo acessado por cada colaborador conforme movimento da barra de rolagem ou o clique que registra o aceite de termos;
  • Gamificação para envolver os funcionários, aumentando o engajamento e melhorando a performance das equipes nos projetos da empresa;
  • Mais de 90 funcionalidades para comunicação, produtividade e colaboração em uma ferramenta que integra aos demais sistemas da sua empresa para que seus colaboradores acessem tudo o que precisam a partir de uma só interface!

Quer saber mais sobre a LGPD dentro da sua empresa? Clique aqui para solicitar que um de nossos especialistas entre em contato.

Até mais,

Equipe MMCafé