3 (2).png

O que é uma Intranet?

Muitas definições de Intranet se referem a uma rede privada de computadores, mas uma Intranet é MUITO mais que isso, da mesma forma que a Internet revolucionou toda a forma de nos relacionarmos e de nos comunicar, não somente através de um computador, mas de forma a afetar a nossa vida on-line e off-line, a Intranet trouxe a mesma inflexão para dentro da comunicação e retenção de conhecimento dentro de uma empresa.

Assim uma forma de entender uma Intranet é uma série de sites interligados e que só são acessados de dentro da empresa. As Intranets são construídas da mesma forma que os sites de Internet e podem utilizar as mesmas técnicas de desenvolvimento.

Uma grande diferença das Intranets é que elas normalmente apresentam alguma forma de identificação do usuário que está navegando, assim é possível reconhecer o seu perfil de acesso. Uma Intranet pode utilizar um modo de identificação automático, onde através do login de rede (login via LDAP) é possível nominar o usuário de forma transparente. Algumas Intranets mais simples solicitam login e senha para acesso a algumas áreas de serviços que contenham informações privilegiadas.

Para quê ter uma Intranet?

Hoje para a maior parte das empresas a Intranet é tão importante quanto o site da empresa, pois é através dela que são comunicadas as principais estratégias, presentes e futuras, para os mais diversos níveis hierárquicos, de forma rápida, barata e eficiente.

Um gerenciador de conteúdo para uma Intranet é essencial para o seu sucesso, já que através de CMS é possível descentralizar a geração de conteúdo:cada área pode gerenciar a sua própria necessidade de divulgação de informação e através de um fluxo de trabalho permitir que uma área central valide a linguagem utilizada.

Dessa forma é comum que o conteúdo cresça de forma desequilibrada, uma área pode gerar muito mais conteúdo que outra. Um Arquiteto da Informação pode ajudar no processo de tornar o conteúdo mais acessível.

É comum termos áreas de acesso restrito. Um gerente tem acesso a informações pertinentes ao seu cargo, o mesmo ocorrendo para os diretores e presidente da empresa. As melhores Intranets fazem isso de uma forma transparente, sem que o funcionário se sinta menosprezado por não ter acesso a alguma área.

Com o passar do tempo as Intranets têm crescido tanto quanto os sites das empresas e já demandam sistemas de busca e recuperação de informação tão sofisticados e complexos quanto o papel que o Google desempenha na Internet. Esses sistemas permitem a indexação de documentos, arquivos, imagens e vídeos, além de trabalhar a relevância e pertinência desses dados dentro da busca.